Prefeitura atualiza contrato para conclusão de creche em Floresta, PE

Uma creche que está em construção há 12 anos finalmente pode ficar pronta em Floresta, no Sertão de Pernambuco. A Creche Proinfancia Tipo B – Três Marias, como é chamada pelo governo, teve seu contrato atualizado até o dia 3 de novembro deste ano conforme informações apuradas pela redação do Blog do Elvis. A construção da creche iniciou no ano de 2011 e fica localizada no antigo Campo de Aviação da cidade.

O curioso é que a obra iniciou durante o segundo mandato da prefeita Rorró Maniçoba e teve o 5° aditivo atualizado na última semana conforme extrato divulgado pela prefeitura. Após quase 12 anos, Rorró Maniçoba voltou ao poder para o terceiro mandato e deve inaugurar o prédio.

Matéria relacionada:
Após 12 anos, creche que custou mais de R$ 1 milhão segue fechada em Floresta, PE

A obra teve recursos do Governo Federal que começou a construir a creche nas proximidades do Campo de Aviação em Floresta, no Sertão de Pernambuco, e nunca concluíu. Mesmo após gastar R$ 1,3 minhão na obra, apenas 88% da construção foi executado até agora de acordo com dados apurados pela redação do Blog do Elvis no Portal da Transparência.

Confira abaixo registros da creche feitos pelo Blog do Elvis no mês de setembro deste ano:

Creche Proinfancia Tipo B – Três Marias, como é chamada pelo governo, deveria custar inicialmente apenas R1.283.348,93, mas pelo visto deverá custar bem mais do que isso. De acordo com o texto publicado pela prefeitura no dia 17 de outubro deste ano, a empresa responsável pela obra é a FELIX E SOARES CONSTRUTORA LTDA inscrita com o CNPJ nº 34.787.843/0001-00, da cidade do Recife.

GOVERNO FEDERAL QUER CONCLUIR OBRAS INACABADAS– O Governo Federal publicou a Medida Provisória nº 1.174, de 12 de maio de 2023, que criou o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. O objetivo é possibilitar a conclusão de mais de 3.590 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país, o que pode criar cerca de 450 mil vagas nas redes públicas de ensino no Brasil.  

Em Pernambuco, são 159 obras inacabadas e paralisadas. A conclusão desse conjunto de construções em sua totalidade somaria ao estado 55 unidades de educação infantil, entre creches e pré-escolas; 32 escolas de ensino fundamental; 2 de ensino profissionalizantes; 16 obras de reforma e ampliação, além de 54 novas quadras esportivas ou coberturas de quadras. 

Creche Proinfancia Tipo B – Três Marias é a única no município de Floresta que faz parte desse projeto do Governo Federal para concluir obras inacabadas. Isso gera uma certa preocupação visto que existe uma escola bem próximo que também está abandona há anos e também deveria estar incluída nesse mesmo pacote de recursos.

A pergunta que fica é: quando essa creche finalmente começará a funcionar? O que falta para a empresa finalizar essa obra?

Com a palavra o Governo Federal e a Prefeitura de Floresta.

Via Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados