Em vistoria no Metrô do Recife, parlamentares evitam falar sobre privatização: ‘importante é estancar sucateamento’, diz Humberto Costa

Visita técnica de políticos e outras autoridades acontece nesta segunda (21), o 19º dia da greve dos metroviários.

Uma comitiva formada por parlamentares e outras autoridades fez uma vistoria no Metrô do Recife, nesta segunda (21), o 19º dia da greve dos metroviários, para encontrar soluções para a crise na infraestrutura do sistema. Eles visitaram estações, andaram de trem e, em entrevistas, evitaram falar sobre a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Primeiro, a comitiva participou de uma reunião na sede da CBTU, no bairro de Areias, Zona Oeste do Recife. Depois, visitou o Centro de Manutenção de Cavaleiro, em Jaboatão dos Guararapes, onde existe um “cemitério” de trens quebrados. Em seguida, embarcou num trem em direção à Estação Recife, no Centro da capital, que é o terminal de todas as linhas do metrô.A visita dos parlamentares ocorreu em meio à greve deflagrada pelos metroviários no dia 2 de agosto. Com isso, o metrô só funciona nos horários de pico, das 5h e 8h30 e das 17h às 20h. A categoria pede, além de melhoria nas condições de trabalho, a remoção da CBTU do pacote de privatizações proposto pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).A vistoria foi proposta pelo senador Humberto Costa (PT) no Senado, e pelo deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) na Câmara dos Deputados. Questionado sobre a possível privatização da CBTU, o senador petista disse que a discussão não deve ser feita agora.

“Nós achamos que, neste momento, o mais importante é estancar esse sucateamento. Qualquer outra questão relativa à modelagem futura para o funcionamento do metrô deve ficar num segundo ponto. Agora, o essencial é que ele funcione bem, melhore o atendimento à população e depois se discuta esse assunto”, afirmou o senador.Túlio Gadêlha, por sua vez, criticou a gestão da CBTU, cuja sede é no Rio de Janeiro.

A empresa estatal gerencia sistemas de metrô no Recife, Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió e Natal.”Precisamos de mais investimentos, porque existem muitos veículos parados, hoje, por falta de peças, e também discutir a descentralização da gestão desse equipamento.

Hoje, esse equipamento é gerido pelo Rio de Janeiro. A CBTU funciona lá. Não existe mais interesse do governo federal de fazer a gestão, nem interesse do usuário de Pernambuco de ter uma gestão tão distante”, disse o deputado.

O g1 entrou em contato com os ministérios dos Transportes e das Cidades para buscar respostas do governo federal sobre o que os parlamentares disseram na visita, mas não recebeu resposta até a última atualização desta reportagem.

O superintendente da CBTU no Recife, Dorival Martins, sobre a dívida milionária do Grande Recife Consórcio de Transporte com o metrô. Esse montante é referente à falta de repasse de verbas do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), usado pelo passageiro de coletivos que também é transportado por trens.

Essa dívida está judicializada, mas está em outra esfera. O pessoal está discutindo isso aí junto ao governo do estado, junto ao Grande Recife. Está próximo de R$ 100 milhões”, afirmou.

Às 14h, acontece uma audiência pública para debater a situação do metrô, em um auditório da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no bairro da Boa Vista, na área central da capital pernambucana.

Cronologia da greve

2 de agosto: a greve foi iniciada pela categoria dos metroviários, às 22h;

4 de agosto: a primeira audiência de conciliação foi realizada e terminou sem acordo entre a CBTU e o Sindmetro;

7 de agosto: após uma segunda audiência de conciliação, ficou decidido que a greve dos trabalhadores do metrô seria suspensa por 48 horas;

10 de agosto: sem acordo entre o sindicato e a CBTU, a greve dos metroviários foi retomada por tempo indeterminado;

14 de agosto: TRT-6 determinou volta de 100% da frota nos horários de pico;

15 de agosto: mesmo com determinação, as estações ficaram fechadas;16 de agosto: metroviários recorreram da decisão da Justiça do Trabalho.

16 de agosto: TRT-6 condena sindicato a pagar multa diária de R$ 60 mil por descumprimento da decisão judicial.

17 de agosto: metroviários decidem cumprir decisão de retomar frota em horários de pico.

18 de agosto: trens do Metrô do Recife voltam a circular nos horários de pico.

Via G1 Pernambuco .

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