Em visita, senador Fernando Bezerra Coelho discute ações do Governo Federal para Floresta, PE

O senador Fernando Bezerra Coelho visitou nesta quarta-feira (16) o município de Floresta, no Sertão de Pernambuco. Na ocasião foram discutidos temas como a compra de rebanhos de caprinos e ovinos de produtores da agricultura familiar através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), construção de novo abatedouro e obras de saneamento básico, dentre outros assuntos. O encontro contou com a presença do prefeito Ricardo Ferraz, vice Pedrinho Vilarim, secretários e vereadores.

De acordo com o líder do PSB e vice-lider do governo no Senado, “A implantação do ‘PAA do Bode’ é um programa que vai funcionar aqui [Floresta] a partir de setembro através da Conab, onde serão beneficiados entre 150 e 200 criadores. E o mais importante ainda: essa carne que será adquirida será devolvida na forma de doação para a Prefeitura Municipal de Floresta”, explica Fernando Bezerra Coelho.

Em entrevista exclusiva ao Blog do Elvis, Bezerra afirmou que o município de Floresta receberá recursos do “Programa Avançar” para a continuidade das obras de saneamento básico. “Estamos buscando os recursos junto à Codevasf e Ministério da Integração para que tudo correndo bem em janeiro ou fevereiro se possa iniciar o processo licitatório”, complementou o senador.

Ouça o áudio abaixo:

 

AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS – A chamada “Linha Especial do PAA Compra Direta” para a aquisição de caprinos, ovinos e bovinos segue exemplo do apoio do governo federal ao subsidiar milho às criações. O objetivo da linha especial para a compra direta dos rebanhos, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Conab, é minimizar prejuízos financeiros aos criadores em virtude da morte dos animais pela escassez de água e alimento aos rebanhos como também a comercialização tempestiva dos animais em uma baixa de preços. O público-alvo desta linha especial são os agropecuaristas familiares que vivem em municípios em estado de emergência à seca e produzem até 150 cabeças de caprinos, ovinos ou bovinos.

Os produtores farão a entrega dos animais aos frigoríficos contratados pela Conab. Caberá ao Governo do Estado de Pernambuco a cessão de veterinários da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), que serão deslocados aos abatedouros para a supervisão do processo de abate e da qualidade da carne.

Para esta primeira etapa do programa, a Superintendência da Conab estuda a possibilidade de firmar parceria com frigoríficos dos municípios de Parnamirim, Bezerros e Afogados de Ingazeira pois são algumas das unidades que atendem aos critérios técnicos e sanitários na região.

 

Via Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados

Deixe um comentário