Em suas diversas modalidades, a energia não pode ser criada, apenas transformada

Quando se estuda física, é possível perceber que ela está em todo lugar, desde as ações mais cotidianas, desde sua geração à forma como é empregada no dia a dia. “Desde a forma como se comporta e principalmente na sua geração, a energia não pode ser criada nem destruída, pode apenas ser transformada de uma modalidade em outra”, afirma o professor de física Beraldo Neto, na aula do Projeto Educação desta segunda-feira (2). (Veja vídeo acima)

A energia pode ser analisadas em suas diversas modalidades. A energia mecânica, por exemplo, é a soma das energias elétrica e potencial. Outros exemplos são a cinética, que, por sua vez, é a energia de movimento. Há, também, a energia fotovoltaica, chamada de solar; energia eólica, dos ventos; química, contida nas baterias. Em todos os casos, é importante lembrar que não é possível criar energia, mas apenas transformá-la.

“O corpo, para ter energia cinética, precisa estar em movimento. A energia potencial é de posição. Essa pode ser elástica, associada aos corpos que se deformam, e energia potencial gravitacional, associada a altura, quando um corpo está a uma certa distância do solo, que é considerado como nível de energia zero”, explicou Beraldo.

Realizado em parceria entre o G1 e a TV Globo, o Projeto Educação chega, este ano, à 13ª edição. De segunda a sexta, um novo conteúdo especial por dia estará disponível no portal por meio de reportagens com temas que podem ser abordados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Via G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário