Em Pernambuco,Tarifa Branca de energia elétrica pode ter adesão de 130 mil clientes

Pernambuco tem 130 mil clientes aptos a aderir à Tarifa Branca de energia elétrica, que entrou em vigor este mês. Esse número corresponde a 3,61% dos cerca de 3,6 milhões de unidades cadastradas pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Com essa nova modalidade, o consumidor pode ter redução no valor da conta de luz, caso utilize energia fora dos horários de pico.

Estão aptos a aderir à Tarifa Branca os clientes que consomem mais de 500 quilowatts/hora mensais. Isso significa que podem solicitar a migração as pessoas que pagam contas de luz de cerca de R$ 400 por mês. A medida não valerá para os grandes consumidores, como as indústrias, nem para quem é cadastrado na tarifa social.

A meta da Tarifa Branca é racionalizar o consumo nos horários de pico e estimular a utilização nos períodos de baixa demanda. Alguns eletrodomésticos que representam um alto consumo, como chuveiros elétricos e climatizadores de ar (ar-condicionado e aquecedor) costumam ser acionados pelas pessoas ao chegarem em casa, no fim do dia.

Por isso, a concessionária alerta que nem todos os consumidores conseguirão reduzir a utilização nos horários em que a tarifa é mais cara. Assim, o cliente tem que ficar atento a esses detalhes.

Em Pernambuco, de acordo com a Celpe, nos dias úteis, o valor da Tarifa Branca vai variar em três horários: de pico, intermediário e fora de pico. O intermediário 1 vai das 16h30 às 17h29. O de pico está no intervalo entre 17h30 e 20h29. Esse é o horário com maior valor para o consumo.

O intermediário 2 vai das 20h30 às 21h29h e o fora de pico, das 21h30 às 16h29. O fora de pico é o que tem o menor valor para consumo. Nos feriados nacionais e fins de semana, o modelo de cobrança da Tarifa Branca será considerado fora de pico.

A partir de 1º de janeiro de 2019, serão incluídas na Tarifa Branca as unidades consumidoras com média anual de consumo mensal superior a 250 kWh. Em janeiro de 2020, todas as unidades consumidoras poderão aderir.

Como fazer

Para aderir à Tarifa Branca, o consumidor deve procurar uma das lojas da Celpe. Após análise do pedido, a concessionária tem 30 dias para fazer a troca do medidor de energia, no caso de unidades consumidoras já existentes, ou nos prazos e procedimentos padronizados para casos de novas solicitações de fornecimento.

Caso o consumidor decida retornar à Tarifa Convencional, pode solicitar à distribuidora. A concessionária tem até 30 dias para tomar a providência. O cliente só pode solicitar uma nova adesão à Tarifa Branca após 180 dias do retorno à Tarifa Convencional.

A distribuidora será responsável pelos custos de aquisição e instalação dos equipamentos de medição necessários ao faturamento da Tarifa Branca. Caberá ao consumidor pagar as eventuais alterações no padrão de entrada de sua unidade consumidora.

A Tarifa Branca não tem relação com as bandeiras tarifárias (verde, amarela e vermelha patamares 1 ou 2). Elas indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade no país.

A definição da bandeira tarifária do mês seguinte é publicada pela Aneel ao final de cada mês. Ela é obrigatória para todos os clientes.

Via G1

Artigos relacionados

Deixe um comentário