Em PE: Menino usa tablet de loja para fazer trabalho escolar e emociona web

Um estudante do Recife vem comovendo muita gente depois de um vídeo viralizar nas redes sociais. Nas imagens, ele aparece usando o tablet do mostruário de uma loja de shopping para fazer um trabalho escolar. Essa foi a solução encontrada por Guilherme Henrique Santiago da Silva, 10 anos, para driblar a falta de acesso à internet em casa. Morador da comunidade Entra a Pulso, na Zona Sul do Recife, ele estuda na Escola Municipal Abílio Gomes, em Boa Viagem.


A parceira de Guilherme na atividade, Ana Beatryz da Silva, também precisou de ajuda. Ela pediu que alguém imprimisse a parte dela no trabalho sobre a região Sul do Brasil. Os dois são exemplos evidentes da exclusão digital, que afeta 20% da população brasileira. Mas o esforço da dupla deu resultado. Guilherme e Ana Beatryz tiraram dez na apresentação.

Guilheme conta que um funcionário da loja até o ajudou na pesquisa. “Eu fiquei aflito, porque não tenho computador e celular em casa e nem internet. Procurei uma loja no shopping e estava fazendo a pesquisa quando chegou um vendedor da loja. Fiquei assustado pensando que ele ia pedir para eu sair, mas ele me ajudou”, explica o estudante.


A professora Pâmela Estoller, que pediu o trabalho, ficou surpresa com a atitude do aluno. “Fiquei muito feliz e orgulhosa, porque converso muito com eles em relação a isso. Não é porque a gente não tem acesso a algumas informações que a gente não vai fazer [o trabalho]. Eles vivem duas realidades muito diferentes: estamos dentro de uma comunidade, mas a dois passos do shopping”, afirma ela.

Via OP9

Artigos relacionados

Deixe um comentário