É falso que FBI apreendeu máscaras importadas da China contaminadas com novo coronavírus

Imagens mostram, na verdade, apreensão por conta de irregularidades na venda dos produtos. Departamento de Justiça dos Estados Unidos diz que se trata de 'fake news' e garante que máscaras não estavam contaminadas. Elas foram, inclusive, distribuídas a profissionais de saúde.

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o FBI, a polícia federal norte-americana, apreendendo um carregamento de máscaras e outros equipamentos médicos. A legenda diz que são produtos importados da China e contaminados como o novo coronavírus. É #FAKE.

Um vídeo, já compartilhado milhares de vezes, mostra um policial norte-americano dentro de um caminhão. A legenda diz: “FBI retirou todas as máscaras que vieram da China e que testaram positivo para Covid-19. Raça de víboras. Estão vendo, não usem nada que vem da China!”

Procurado pela CBN, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos diz que se trata de uma “fake news”. “As máscaras não estavam infectadas”, informa o órgão.

O vídeo se refere a uma situação completamente diferente, ocorrida dia 29 de março, em New Jersey. Os agentes apreenderam uma carga de máscaras cirúrgicas e outros suprimentos médicos que, por ordem federal, não podiam ser estocados e vendidos com preços acima do mercado – ou seja, a razão da ação policial nada teve a ver com uma contaminação. Uma reportagem do New York Times diz, inclusive, que, após a apreensão, as máscaras foram inspecionadas e distribuídas para profissionais da saúde.

Os agentes apenas seguiram uma determinação do Departamento de Saúde do governo Donald Trump, datada de 25 de março, que criminalizou a estocagem excessiva de produtos médicos destinados ao controle da propagação do coronavírus para efeito de manipulação de preços. Foi uma medida para coibir oportunistas.

Na ocasião da apreensão, um homem foi preso, acusado de cobrar muito mais caro do que o praticado no mercado ao comercializar máscaras e outros itens para médicos e enfermeiros.

A equipe do Fato ou fake já desmentiu a informação falsa que vem circulando desde o início da pandemia de que objetos vindos da China podem chegar com coronavírus. O boato mais recente, também checado, se refere às máscaras chinesas compradas pelo Ministério da Saúde para profissionais de saúde. Elas não estão sendo distribuídas contaminadas.

Matéria relacionada: É #FAKE que máscaras importadas da China são distribuídas contaminadas com o novo coronavírus

O Ministério da Saúde afirma não haver qualquer evidência de que produtos enviados da China para o Brasil tragam o novo coronavírus.

Especialistas da Sociedade Brasileira de Infectologia, da UFRJ, da Escola Nacional de Saúde Pública (Fiorcruz) e da Sociedade Brasileira de Pediatria também são categóricos: não há condições biológicas para que o vírus resista nas máscaras durante o processo de fabricação, embalagem e todo o traslado China-Brasil. O mesmo vale para o trajeto para os EUA.

Via G1 Fato ou Fake

Artigos relacionados

Deixe um comentário