Dos 31 servidores públicos recém-chegados a Noronha, 12 testam positivo para Covid-19

Moradores protestaram após a chegada deles. Segundo administrador, servidores contaminados retornam ao continente e aeroporto da ilha deve ser fechado por 15 dias.

Dos 31 servidores públicos que chegaram a Fernando de Noronha no domingo (17), 12 testaram positivo para a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19) pela Administração da ilha.

Os profissionais contaminados retornam para o Recife, segundo o administrador da ilha, Guilherme Rocha. “Dos servidores de serviços essenciais que desembarcaram em Noronha, 12 testaram positivo para Covid-19. Essas pessoas estão assintomáticas, isoladas, e serão retiradas da ilha até nesta quarta-feira (20) num voo fretado”, disse.

Ainda de acordo com ele, os testes nos servidores foram realizados antes do embarque. “É uma questão de segurança: se a pessoa faz o teste dias antes do embarque, existirá uma janela de contaminação. Nesse caso, embarcaria sem a gente saber que tem a doença. O recomendado é fazer o teste é no dia do embarque”, afirmou.

Protestos

Moradores da ilha fizeram um protesto, na noite da segunda-feira(18), por conta da chegada dos servidores com a Covid-19. As manifestações voltaram a ocorrer nesta terça-feira (19) para reivindicar que os residentes de Noronha que estão no continente sejam autorizados a voltar para a ilha.

“Todo protesto é legítimo, mas não podemos mudar nossos métodos de atuação na ilha para combate ao coronavírus. Estamos baseados na ciência, com monitoramento de especialistas em saúde pública. Os resultados de 42% das pessoas do último voo com Covid-19 só mostram como está difícil a situação no continente. Isso dificulta a vinda de pessoas do continente. Vamos fechar o aeroporto para entrada de qualquer pessoa durante 15 dias para analisar a melhor forma de trazer pessoas do Recife”, disse Rocha.

Moradores fizeram uma carreata e estiveram na sede do Conselho Distrital, mas não foram recebidos pelos conselheiros. “Vamos pedir o impeachment dos conselheiros porque não conseguem dialogar com o administrador e evitar a entrada de pessoas contaminadas. Isso é um absurdo”, contou o educador Samuel Marques.

Pandemia na ilha

De acordo com a Administração da Ilha, deram negativos os resultados dos testes feitos em cinco moradores de Noronha com suspeita da Covid-19. A ilha teve 28 casos de pessoas com o novo coronavírus e todos tiveram cura clínica.

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário