Patrocinado

Dia Mundial da Mulher Rural: produzindo alimentos e gerando vidas

 

15 DE OUTUBRO – DIA MUNDIAL DA MULHER RURAL

MULHERES RURAIS: PRODUZINDO ALIMENTOS E GERANDO VIDAS

O Dia Mundial da Mulher Rural foi instituído pela Organização Das Nações Unidas (ONU), em 1995, e pretende elevar a consciência mundial sobre o papel da mulher rural. Uma justa homenagem a essas mulheres que geram vida no campo, nos lugares mais secos e longínquos que se possa imaginar.

As mulheres rurais são agricultoras, assalariadas, assentadas, pescadoras, indígenas, quilombolas, enfim, são muitas “Marias, Josefas, Anas, Martas, Lucias…”. Elas têm desempenhado um papel importantíssimo para a agricultura familiar e a economia local e nacional, além de garantirem a preservação das identidades étnicas , dos conhecimentos tradicionais e das práticas sustentáveis.

Essas mulheres estão presentes fortemente na agricultura familiar, sendo as principais responsáveis pela produção de alimentos, mesmo não sendo, em sua maioria, proprietárias das terras onde trabalham. Muitas vezes, o seu trabalho é visto como ajuda, pela própria família, ao invés de reconhece-lo como trabalho de fato. Não é possível imaginar a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável que tanto queremos sem a participação direta das trabalhadoras rurais.

Por isso se faz necessário cuidar daquelas que lutam incansavelmente para alimentar suas famílias e tantas outras, resistindo ao patriarcado e ao machismo, que ainda assolam a vida de muitas mulheres. É preciso oportunizar a elas uma vida sem violência; o acesso a terra, ao crédito e às políticas publicas que promovam igualdade e autonomia sobre o corpo e a vida.

São essas bravas guerreiras guardiãs de sementes, defensoras da agroecologia e do bem viver que queremos homenagear pela resistência e o cuidado consigo e com os outros e as outras que lhe cercam. A vocês todo nosso carinho e reconhecimento!

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *