“Dia de Cooperar” engaja voluntários em Floresta, no Sertão de Pernambuco

O Dia de Cooperar 2015 (Dia C) movimentou o centro da cidade de Floresta, no Sertão de Pernambuco nesta sexta-feira (3). Voluntários de vários órgãos e instituições ofereceram serviços gratuitos para a população. A Cooperativa dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Pernambuco (Coopercapri) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PE) uniram-se na realização do evento.

dia de cooperar em floresta pernambuco

Cerca de dez instituições, como Detran, Banco do Nordeste e Instituto Agronômico de Pernambuco, participaram da ação na Quadra Poliesportiva do Colégio Diocesano, na área central do município. Mais de 100 pessoas foram diretamente beneficiadas com serviços de aferição de pressão arterial, renovação de CNH, além de orientações sobre saúde, finanças e educação.

dia de cooperar em floresta pernambuco (10)

O presidente da Coopercapri, Edmir Souza, comentou a importância do evento para a comunidade local. “Estamos muito felizes por colaborar com o Dia de C em Floresta. Nossa cooperativa atua há 12 anos no Sertão de Itaparica e aqui podemos compartilhar com a população um pouco do nosso trabalho”, explica Edmir.

dia de cooperar em floresta pernambuco (10)

A técnica em enfermagem Josy Gomes, 36 anos, foi uma das voluntárias. Ela faz aniversário no dia do evento, mas não deixou que isso a impedisse de participar do Dia de Cooperar. “Eu amo fazer esse trabalho. Gosto de ajudar o próximo. Faço isso com muito carinho e sem esperar nada em troca”, comentou Josy ao aferir a pressão de um morador do bairro.

dia de cooperar em floresta pernambuco (10)

Dezenas de estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Capitão Nestor Valgueiro de Carvalho prestigiaram o evento. Os adolescentes Pedro Eduardo, Gregório Novaes, e Ásafe Souza, de 15, 16 e 17 anos respectivamente, aprovaram a realização do evento. “A aula sobre o funcionamento do bafômetro me chamou atenção. Fico feliz em saber que essas pessoas se disponibilizaram a colaborar e ajudar quem precise”, agradeceu Ásafe.

botao galeria de fotos blog do elvis floresta pernambuco

O MOVIMENTO – O “Dia de Cooperar” (Dia C) é um movimento de voluntariado que tem como objetivo promover e estimular ações sociais em todo o Brasil. Todos os anos, as cooperativas vinculadas ao sistema cooperativista brasileiro realizam uma grande celebração de forma simultânea. Neste ano, foi escolhido o primeiro sábado de julho (4/7), quando também é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo.

Em 2015, 14 cidades do Estado de Pernambuco participam da campanha do Dia C. Floresta e Jatobá, no Sertão de Itaparica são algumas delas. As atividades acontecem em diferentes datas e formatos, incluindo a emissão de documentos, atendimento médico e assistência técnica para pequenos produtores. No ano passado, o Dia C beneficiou quase um milhão de pessoas. Ao todo, 900 cooperativas mobilizaram 65 mil voluntários em todo o país.

Artigos relacionados

Deixe um comentário