“Deus é quem dá a vida”, diz idoso de 102 anos em Floresta, no Sertão

Ele tem longos 102 anos, mas lembra-se como hoje o dia em que esteve com Lampião na Fazenda Angico em Floresta, no Sertão de Pernambuco. Manoel Joaquim do Nascimento, mais conhecido como “Manezim”, veio ao mundo no dia 29 de dezembro 1913 na zona rural da “Terra dos Tamarindos”.

Mesmo com dificuldades para enxergar, ele ainda tenta fazer algumas atividades de casa. “Não precisa, mas faz questão de ocupar a mente com alguma coisa”, diz uma das filhas de criação de Manoel.

Manoel Joaquim do Nascimento idoso de 102 anos em floresta-pe (2)
Com memória impecável, ele se recorda de vários fatos da sua infância. Foto: Raquel Ferraz

A vida foi dura para este homem que nunca casou, mas criou quatro filhos adotados com muito carinho. Ele também tem uma filha biológica, mas faz anos que não a vê. “Maria José mora no Rio de Janeiro. Isso é a única coisa que sei. Ainda cheguei a visitá-la, mas não sei mais onde encontrá-la”, disse Manoel.

Agricultor, foi da roça que ele tirou o sustento dele e da família. Com memória impecável, Manoel agradece ao pai do céu pelos 102 na Terra. “Foi Deus quem me proporcionou tantos anos de vida”, comenta.

Em entrevista exclusiva para o Blog do Elvis, o idoso de 102 anos disse que nunca bebeu na vida, mas reconhece que começou a fumar aos 10 anos de idade. Ele continuou fumando até 2012, quando teve de parar por recomendação médica.

Manoel Joaquim do Nascimento idoso de 102 anos em floresta-pe (1)
Mesmo com idade avançada, Manoel gosta de ajudar em algumas atividades da casa. Foto: Raquel Ferraz

“Eu vi muito Lampião. Era amigo do meu pai”, disse com orgulho Seu Manoel defendendo o cangaço. “Ele era um homem bom e fazia de tudo para nos ajudar”, completou.

Filho de Leontina da Conceição e Joaquim Honório do Nascimento, o idoso explica como fez para sobreviver a longos períodos de estiagem no Sertão. “Comi xique-xique e macambira para não morrer de fome na seca de 1932”, conta com tristeza.

Hoje “Manezim” tem 13 netos, 19 bisnetos e 4 tataranetos e muitas histórias para contar…

Quer ver uma história sua também aqui no Blog do Elvis? Envie a sua sugestão de matéria para o quadro #SoudeFloresta através do e-mail: [email protected]. As melhores histórias serão selecionadas e contadas aqui!

Artigos relacionados

Deixe um comentário