Descaso: Ambulâncias do SAMU continuam paradas no Sertão de Pernambuco

O que deveria ser sinônimo de saúde e segurança virou descaso e desperdício de dinheiro público. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) continua parado em Floresta e várias cidades do Sertão de Pernambuco. E o pior: não há sequer previsão de quando esse problema terá fim.

A “Terra dos Tamarindos”, por exemplo, foi uma das 22 cidades a receber uma ambulância nova, moderna e equipada em março de 2014. De lá pra cá, ela foi usada pouquíssimas vezes e agora está danificada e parada debaixo de sol e chuva.

ambulancia do samu em floresta-pe (1)
Ambulância está parada há meses em frente ao Hospital Coronel Álvaro Ferraz, em Floresta, PE. Foto: Blog do Elvis/NE10

A Central de Regulação, um centro de controle por onde passam as chamadas de emergência encaminhadas para as respectivas unidades na região, já está pronta. Na prática, o cidadão acionaria o serviço por telefone, a ligação seria atendida na central e a ocorrência encaminhada para a equipe mais próxima que vai ao local. O fato é que isso nunca saiu do papel até hoje. O prédio construído em Serra Talhada virou um verdadeiro “elefante branco”.

No fim quem acaba pagando o “pato” é a população. Ambulâncias que deveriam estar salvando vidas estão se degradando em depósitos ou a céu aberto. Este é o retrato da irresponsabilidade e do mal uso do dinheiro público.

Cadê os fiscalizadores do governo, Ministério Público, Direitos Humanos, e demais políticos do nosso Estado que não estão vendo isso? Acorda Pernambuco! Até quando vamos continuar aceitando isso?

Por: Elvis de Lima

Artigos relacionados

Deixe um comentário