Deputado critica falta de planejamento no Sertão de Pernambuco

O deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) usou as redes sociais neste sábado (9) para criticar a falta de planejamento no Sertão de Pernambuco. De acordo com o parlamentar, isso “continua a prejudicar a vida do sertanejo”, escreveu Rodrigo na sua página oficial no Facebook.
 
Até a barragem do Padre, em Carnaubeira da Penha, entrou na discussão. Segundo Rodrigo, “Não teve a devida manutenção, e a maior barragem de Carnaubeira, com apenas metade de sua capacidade, deixou a água ir embora”, frisou.
 
Leia o depoimento na íntegra:
 
A falta de planejamento para o semiárido continua a prejudicar a vida do sertanejo.
O sertão não está preparado para a seca nem para a chuva!
Se não chove, não há alternativas de geração de renda, poucas adutoras, escassos poços artesianos, comunidades inteiras sem receber água; a criação morre, não há alimento.
E se chove, os reservatórios estão assoreados, armazena pouca água, o leitos dos rios estão comprometidos, alaga cidades, não há barramentos em quantidade, a água vai logo para o São Francisco – que vai para o mar; não há organização para a produção, não há crédito, não se consegue vender! E assim esse ciclo se repete.
Tive notícia com essa chuvas que deram na região que a barragem do Padre, em Carnaubeira, se rompeu. Não teve a devida manutenção, e a maior barragem de Carnaubeira, com apenas metade de sua capacidade, deixou a água ir embora.
Não dá pra enfrentar um problema grave como da seca no Nordeste sem profissionalismo, responsabilidade.
Tem de se gastar sabendo onde se quer chegar. Necessário um plano hídrico e um grupo gestor que possa monitorar obras e ações. Do jeito que está não sairemos do canto.
É como se a única solução fosse a chuva regular todos os anos! Isso não teremos! Também não é justo vivermos ciclos de sofrimento com os anos de estiagem.
Planejamento, ações diversificadas, infraestrutura, incentivo ao cooperativismo, condições de produção, tratamento diferenciado pelas instituições financeiras; seriedade!

Artigos relacionados

Deixe um comentário