Defesa Civil de Petrolina emite alerta após município atingir maior temperatura do ano

A temperatura na quarta (25) chegou a 38,5ºC. A umidade do ar no município deve variar entre 15% e 25%, o que requer alguns cuidados.

Por conta do tempo seco, a Defesa Civil de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, emitiu um alerta.

Após atingir a maior temperatura do ano, 38,5ºC, na quarta-feira (25), a previsão é que nesta quinta-feira (26) seja ainda mais quente. A umidade do ar no município deve variar entre 15% e 25%, o que requer alguns cuidados.“Sabemos que já começou o período de estiagem, que é a época em que o tempo fica mais seco e mais quente, e é quando os focos de incêndio também aumentam. Por isso, precisamos tomar alguns cuidados com a nossa saúde, seguindo algumas precauções para manter o bem-estar”, destaca o coordenador adjunto da Defesa Civil, José Welton de Aquino.

Confira algumas das principais orientações para amenizar os reflexos do tempo seco em seu organismo:RecomendaçõesBeba bastante água, mesmo se estiver sem sede Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol das 10h às 16h Evite banhos com água quente para não potencializar o ressecamento da pele Use umidificadores de ar em casa e no trabalho.

Você também pode utilizar bacias de água ou estender toalhas e panos úmidos próximos à cama Em caso de problemas respiratórios, procure um posto médico Em caso de incêndio, avise imediatamente o Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (153) ou Polícia Militar (190) .

Para respirar melhor Mantenha sempre a casa limpa e arejada.

O tempo seco aumenta a concentração de poeira, ácaros e fungos.

Na hora da limpeza, prefira pano úmido do que vassoura para não levantar pó Evite ambientes onde há fumaça de cigarro Não queime lixo nem provoque queimadas Em casos de incêndios ou queimadas

Medidas preventivas Evite acender fogueiras Não solte balões ou fogos de artifício Não queime lixo ou resíduos em seu quintal Nunca atire cigarros ou fósforos acesos na vegetação Durante o desastre

Nunca tente combater um incêndio sozinho Aumente a ingestão de água e líquidos Analise a possibilidade de deixar a área impactada pela fumaça somente se for possível e seguro.

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados