Decreto para liberação de animais domésticos em mercados, restaurantes e padarias será avaliado para municípios pernambucanos

A medida foi a pedido de Lula da Fonte e Eduardo da Fonte, ambos do Partido Progressista (PP-PE), solicitando ao prefeito do Recife (Ofício 415/22) e aos demais prefeitos do estado a liberação do acesso de animais domésticos em mercados, restaurantes e padarias. 

Esta iniciativa tem como inspiração o Rio de Janeiro, a capital fluminense é a primeira cidade do país a permitir a entrada e circulação de pets nos estabelecimentos, o decreto municipal foi autorizado na última sexta-feira (5). A tentativa de implementação em Pernambuco consiste em abranger não só a capital Recife, como o máximo de municípios possíveis.

Sabemos da ligação afetiva que muitos tutores têm com seus animais e acompanhamos a expansão de comércios pet friendly, que reconhecem os benefícios do convívio dos animais com humanos. É importante acompanharmos as novas necessidades da sociedade e, por isso, regular o acesso de animais domésticos aos espaços comuns é importante. Esta é uma demanda de grande parcela da sociedade“, registrou Eduardo da Fonte.

O projeto viabiliza muitos tutores, e pode ser um combustível para outros estados, tendo em vista que o Brasil possui a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo. Sendo o quarto maior país em população total de animais de estimação, enquanto na região Nordeste se trata da região com mais gatos e a terceira em número de cães do país. Cerca de 67,1% das residências possuem animais domésticos, segundo dados do IBGE (2018).

Via Diário de Pernambuco.

Artigos relacionados