De costas ou de joelhos, devotos sobem morro e reverenciam Nossa Senhora da Conceição

Milhares de pessoas foram até a Zona Norte nesta sexta (8), homenagear a santa. Governadora e prefeito também fizeram orações

Desde a madrugada o movimento de peregrinação foi intenso na área. Na multidão era possível observar várias pessoas pagando promessas de todo jeito. Com tijolos na cabeça, subindo de costas, descalços e até de joelhos.Considerada, a partir de agora um Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, a 119ª Festa de Nossa Senhora da Conceição atraiu muita gente. Teve devoto que foi render homenagens e renovar a fé aos pés da santa. As pessoas também agradeceram a graças alcançadas e pediram saúde, paz e proteção.

Mesmo com o forte calor, os fiéis encararam os 365 degraus da escadaria e as ladeiras de tirar o fôlego.

Mas nada virou obstáculo para quem foi demonstrar a fé. Logo na subida do Morro da Conceição, a dona de casa Maria Gomes, de 53 anos, subia, de costas, a ladeira. Guiada pelo marido, ela queria pagar uma promessa. Ela conta que sobe o morro todos os anos para agradecer um pedido que ela fez há mais de 10 anos e deu certo.

“Subo o morro todos os anos de costas para agradecer, porque fiz uma promessa pedindo saúde para o meu neto e graças a Deus ele está bem”, disse dona Maria Gomes.

Entre os milhares de fiéis, a professora Adalúcia Marques, de 50 anos, disse que todos os anos sobe o morro para agradecer uma graça alcançada.“Sou professora da Rede Municipal de Paulista e estou aqui hoje para agradecer à Nossa Senhora da Conceição por uma graça alcançada. Houve um concurso interno no ano passado e eu vim aqui pedir à Nossa Senhora para assumir como professora do atendimento especializado. Em março deste ano, eu assumi o cargo. Por isso, todos os anos eu venho agradecer e renovar a fé”, disse a Adalúcia. As irmãs Kaciana Rogelli, de 47 anos, e Rozana Rwosley, de 45 anos, subiram o morro de joelhos para agradecer pela saúde de Kaciana.

“Todo ano é uma graça diferente. Eu faço os meus pedidos e, graças a Deus, ela me atende. E este ano, foi porque eu estava doente. Estava com uma suspeita de um tumor maligno. Eu pedi muito a ela para me curar e se desse negativo eu subiria o morro de joelhos e de mãos dadas com a minha irmã. O resultado deu negativo e estou aqui para agradecer. Ela é maravilhosa”, disse Kaciana.

Governadora e prefeito

No santuário, teve missa de hora em hora. As celebrações também foram feitas no palco, do lado de fora. Em uma das missas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) e a vice, Priscila Krause (Cidadania) fizeram orações. Raquel Lyra falou sobre a emoção de participar da solenidade religiosa. “É uma emoção muito grande ver a manifestação de fé e da religiosidade da nossa gente bem no coração do Recife, no Morro da Conceição. Para mim é uma alegria poder, pela primeira vez como governadora, estar aqui e agradecer a Deus e a Nossa Senhora pelo ano que passou, pelas adversidades que conseguimos superar, pedir força, sabedoria, benção para as comunidades, para que a gente possa construir as alianças necessárias para fazer o bem no nosso Estado e permitir que as pessoas possam ser mais felizes onde vivem”, disse Raquel Lyra.

Ainda de madrugada, o prefeito João Campos (PSDB) assinou a nova lei que transformou a festa em Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. 

 “Uma alegria e emoção muito grande subir o Morro da Conceição para assistir pela primeira vez a missa da meia-noite, que abre este dia 8 de homenagens à Nossa Senhora da Conceição. Sempre subo o morro no dia da santa, mas não tem hora para rezar e trabalhar pelo Recife. (…) A força da fé se fortalece e renova a cada ano. E hoje ainda tive a satisfação de sancionar o projeto de lei dos vereadores Liane Cirne e Eriberto Rafael, que torna a Festa de Nossa Senhora da Conceição o nosso Patrimônio Cultural Imaterial”, afirmou o prefeito.

Comércio

A Festa do Morro também movimentou a economia local.

Barraqueiros e ambulantes faturaram com a  venda de comidas, camisas, canecas e itens de decoração. 

O vendedor ambulante Braulio José da Silva Costa, 58 anos, participa da festa do morro todos os anos. 

Ele aproveita a ocasião para vender os seus produtos e também para agradecer.

“Desde que a festa começou que estou aqui vendendo meus produtos, o movimento estava um pouco devagar, mas hoje eu sabia que ia ser grande e as vendas melhoraram muito. vou ficar aqui até a noite”, relatou o comerciante.

O encerramento da festa previa a procissão, na tarde desta sexta, e uma missa com o arcebispo dom Paulo Jackson, à noite.  

Via Diário de Pernambuco

Artigos relacionados