Curso gratuito incentiva redução no uso de álcool, drogas e prevenção ao HIV

A Escola Livre de Redução de Danos oferece, de forma gratuita e on-line, o curso Redução de danos: contextos e realidades latino-americanas. Com dois meses de duração, as aulas semanais começam nesta terça-feira (14) e seguem até 16 de novembro. O conteúdo será transmitido pelo canal da Escola no YouTube

Organização político-profissional sem fins lucrativos, a Escola Livre de RD tem como um dos objetivos capacitar e estimular pessoas, coletivos e organizações na produção e difusão de conhecimentos sobre a redução de danos no uso de álcool e outras drogas e prevenção ao vírus do HIV.

Ano passado, já em contexto pandêmico, a Escola Livre de Redução de Danos realizou a primeira edição do curso, disponível também no Youtube da organização. Para este ano, a procura foi ainda maior. 

A entidade recebeu 687 pedidos de inscrição e selecionou 140 pessoas de 22 Estados brasileiros que terão direito a certificado de formação. 

Para isso, é necessário participar de 75% das 30 horas do curso (20 horas de conteúdo, 4 horas para encontros de supervisão e 6 horas de prática). As aulas serão abertas e podem ser acompanhadas mesmo por quem não teve a inscrição efetivada. 

O que é Redução de Danos?
É um conjunto de políticas, programas e práticas individuais, coletivas e governamentais, com o objetivo de reduzir os danos associados ao uso de drogas em pessoas que não podem ou não querem parar o uso. As intervenções são baseadas no compromisso com a saúde pública, a ciência e os direitos humanos. 

A redução de danos enquanto estratégia e tecnologia social ganhou maior dimensão depois do reconhecimento da ameaça da disseminação do HIV; a troca de seringas foi uma ação de RD, por exemplo. 

Via Folha de Pernambuco

Artigos relacionados