Crise faz brasileiro economizar até na compra de papel higiênico

O brasileiro está economizando até no papel higiênico por causa da crise. Em 12 meses até fevereiro, o preço do papel higiênico subiu 13,20% no varejo, bem acima da inflação geral acumulada no período, de 10,36% segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com esse avanço significativo de preço de um item tão básico, houve uma redução das compras do produto.
Se, em 2014, consumidores das classes A e B compraram papel higiênico 12 vezes, no ano passado essa frequência caiu para 11 vezes, revela pesquisa da Kantar Worldpanel, que monitora semanalmente o consumo de 11 mil famílias no País. Movimento semelhante ocorreu com as famílias da classe C, que cortaram em 2015 uma vez o produto da lista de compras. Em 2014, essas famílias compraram papel higiênico 13 vezes e, em 2015, foram 12 vezes.
Já entre a população de menor renda, as compras de papel higiênico não foram reduzidas. “As classes De E não têm mais onde cortar. Por isso, o número de categorias que elas estão enxugando as compras é bem menor comparado com estratos sociais de maior renda”, afirma a diretora comercial da consultoria e responsável pela pesquisa, Christine Pereira.
Leia a matéria completa no NE10.

Artigos relacionados

Deixe um comentário