Criança precisa de ajuda para tratamento de catarata congênita em Floresta, PE

 

Maria Sofia é uma criança de um ano e sete meses, que vive na zona rural de Floresta, no Sertão de Pernambuco. Quando tinha apenas quatro meses ela foi diagnosticada com catarata congênita. Segundo a mãe da menina, a médica que fez o diagnóstico informou que caso não seja tratada rapidamente, a catarata pode provocar a perda total da visão e afetar o desenvolvimento do cérebro de Sofia, causando fraqueza muscular nos membros da garota.

A Catarata Congênita é a principal causa de cegueira na infância, é uma lesão ocular (presente desde o nascimento ou logo após o nascimento, sendo provocados por motivos hereditários, distúrbios do metabolismo ou por infecções contraídas no útero) que provoca alterações no cristalino – lente natural dos olhos que ajuda a focar a luminosidade que vem de fora – gerando graus de opacidade (embaçamento) que podem levar à cegueira infantil. Dependendo do nível em que se dá a opacificação do cristalino, há interferência na passagem de luz para dentro da retina dos bebês, prejudicando a visão deles.

Após o diagnóstico e outros exames para verificar a existência de outros problemas (que deram negativo), ela foi colocada na fila de espera para a realização do tratamento pelo SUS, no entanto devido o tamanho da fila e o grau de urgência para a realização do procedimento, a família optou por fazer o tratamento pela rede privada de saúde. O valor da cirurgia, que deve ser realizada na cidade do Recife, é de R$ 10 mil, mais os custos com outros exames que devem ser realizados estima-se que o valor total do tratamento seja de R$ 13 mil.

Para arrecadar o valor, uma campanha está sendo feita na cidade de Floresta. As doações para o custeamento do tratamento de Sofia estão sendo feitas através da conta:

C/C: 14459-2
Agência: 1061-8
Nome: Gabriella Martins de Sá
Banco do Brasil

Estão sendo recebidas doações de qualquer valor, toda ajuda é válida!

Compartilhar a matéria também é uma forma de ajudar, uma vez que aumenta o alcance da mesma e mais pessoas conhecerão a campanha e poderão fazer doações.

#Compartilhe

Via Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados

Deixe um comentário