CPRH resgata animais em extinção no Sertão de Pernambuco

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou uma operação conjunta entre os dias três e sete de agosto no Sertão de Pernambuco. Com a parceria da Companhia de Policiamento de Meio Ambiente (Cipoma), foi feita uma fiscalização nas cidades de Arcoverde, Sertânia, Iguaraci, Afogados da Ingazeira e Tabira, no Sertão de Pernambuco. O município de Bezerros, no Agreste, também foi beneficiado.

apreensao animais no sertão de pernambuco

O objetivo da ação foi verificar crimes ambientais praticados na região. Em cinco dias, os fiscais da autarquia, juntos aos policiais da Cipoma, efetivaram autuações e apreensões que incluíram demolição de fornos de carvão ilegais, abordagens e autuações em serrarias sem licença ambiental e caminhões de transporte de madeira nativa. A apreensão total de 215 animais foi destaque durante a megaoperação que totalizou o resgate de 204 aves a exemplo de azulão, caboclinho, canário da terra, concriz, papa-capim, patativa e sibito.

apreensao animais no sertão de pernambuco

“Entre os pássaros, destacamos a apreensão de um carcará, um gavião e um papagaio”, enfatizou o chefe do setor de fiscalização florestal da CPRH, Thiago Costa Lima. Uma raposa e um gato maracajá também foram flagrados sendo criados em cativeiro de forma ilegal. Espécies como tatu, jabuti e teju também foram resgatadas. Além dos animais, seis espingardas para a caça, 31 alçapões, 10 armadilhas e três viveiros foram aprendidos e destruídos.

apreensao animais no sertão de pernambuco

Uma carga de 330 sacos de carvão com espécies nativas como jurema, caantigueira e braúna, foi apreendida no município de Sertânia. “O motorista do caminhão que iria fazer o transporte do carvão não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), exigido por lei para esta atividade e foi multado”, explicou Costa Lima. A multa foi de R$ 3,3 mil. Em Afogados da Ingazeira, o flagrante da criação ilegal de pássaros silvestres em uma residência resultou em multa de R$ 4,6 mil.

apreensao animais no sertão de pernambuco

Parte dos animais aprendidos durante a fiscalização foi devolvida à natureza por apresentar condições de reintegração ao ambiente natural. Os que apresentaram necessidades de maiores cuidados foram encaminhados para o setor de Fauna da CPRH, para avaliação das condições de saúde e cuidados veterinários. Em 2015, o setor de fiscalização florestal da Agência resgatou 850 animais que retornaram à natureza.

Artigos relacionados

Deixe um comentário