Correios vão fechar 513 agências e demitir 5,3 mil

A decisão dos Correios que decidiu pelo fechamento de 513 agências foi aprovada pela diretoria da estatal e pelo Conselho de Administração no início deste ano. Serão encerradas as atividades de 513 agências próprias e serão demitidos os funcionários que trabalham nelas, o que deve atingir 5.300 pessoas. A medida é mantida em sigilo pela empresa, mas a Coluna teve acesso ao documento. Veja aqui.

Quem participou da reunião teve de assinar um termo de confidencialidade, o que não é usual. Na lista há agências com alto faturamento. Em Minas, das 20 mais rentáveis, 14 deixarão de funcionar. Os clientes serão atendidos por agências franqueadas que funcionam nas proximidades das que serão fechadas.

Em São Paulo, serão fechadas 167 agências – 90 na capital e 77 no interior. A decisão causa polêmica dentro dos Correios. O assunto foi tratado como extrapauta na reunião da diretoria sem o anexo da relação de agências. A desconfiança é de que a medida foi tomada para beneficiar os franqueados.

O ex-presidente dos Correios Guilherme Campos justificou que serão fechadas agências próprias que ficam muito próximas de outras operadas por agentes privados. Ele diz que o número de demissões pode ser até maior. Vai depender da capacidade financeira da empresa para indenizar os trabalhadores.

O presidente dos Correios, Carlos Fortner, divulgou hoje nota em que trata a decisão já tomada pela Diretoria e pelo Conselho de Administração, conforme os documentos no link acima, como projetos que ainda estão em análise dentro da empresa. (Andreza Matais e Naira Trindade)

Via Estadão

Artigos relacionados

4 Comentários

  1. Esse governo moribundo não conseguiu o objetivo de sucatear os serviços dos Correios para propor a sua privatização, agora tenta por modo escuso tornar secundária a operação da estatal. É bom lembrar que os serviços postais nos Estados Unidos e na Alemanha continuam sendo estatais, embora seja permitida a concorrência privada. Aqui esse governo impopular quer enfraquecer a ECT, entregando aos oportunistas as melhores operações por franquia ou baixando, como vem sendo observado com o atraso proposital da entrega de faturas e encomendas para haver muitas reclamações para tentar convencer que a privatização vai solucionar isso. A assembléia que decidiu essa medida foi mantida em sigilo de forma semelhante aos pactos de silêncio Omertà, da Máfia Italiana. https://pt.wikipedia.org/wiki/Omert%C3%A0. Por trás desse desígnio malévolo existem grandes interesses econômicos que possivelmente poderão se beneficiar grandemente e talvez financeiramente beneficiar a cúpula da ECT. Como se viu com outras privatizações (com o dinheiro estatal do BNDES) foi negócios entre compadres. Toma lá dá cá é sempre a regra nesse tipo de processo de privatização que já foi chamado de “privataria” pelo consagrado jornalista Elio Gaspari. Significado de privataria: https://pt.wikipedia.org/wiki/Privataria

  2. Esse governo moribundo não conseguiu o objetivo de sucatear os serviços dos Correios para propor a sua privatização, agora tenta por modo escuso tornar secundária a operação da estatal. É bom lembrar que os serviços postais nos Estados Unidos e na Alemanha continuam sendo estatais, embora seja permitida a concorrência privada. Aqui esse governo impopular quer enfraquecer a ECT, entregando aos oportunistas as melhores operações por franquia ou baixando a qualidade dos serviços , como vem sendo observado com o atraso proposital da entrega de faturas e encomendas para haver muitas reclamações a fim de tentar convencer que a privatização vai solucionar isso. A assembléia que decidiu essa medida foi mantida em sigilo de forma semelhante aos pactos de silêncio Omertà, da Máfia Italiana. https://pt.wikipedia.org/wiki/Omert%C3%A0. Por trás desse desígnio malévolo existem grandes interesses econômicos que possivelmente poderão se beneficiar grandemente e talvez financeiramente beneficiar a cúpula da ECT. Como se viu com outras privatizações (com o dinheiro estatal do BNDES) foi negócios entre compadres. Toma lá dá cá é sempre a regra nesse tipo de processo de privatização que já foi chamado de “privataria” pelo consagrado jornalista Elio Gaspari. Significado de privataria: https://pt.wikipedia.org/wiki/Privataria

  3. Aparentemente existe um conluio entre a ECT e as operadoras de telefonia, as administradoras de cartões de crédito e outros cobradores de valores para extinguir o serviço de entrega das faturas e boletos em domicílio. A ECT já demitiu um grande número de carteiros, não faz concurso e está propondo um Programa de Demissão Voluntária que não garante aposentadoria digna, pois os desfalques, as fraudes financeiras e a má gestão no fundo de pensão Postalis causaram um rombo que ultrapassa 2,6 bilhões de reais ou talvez muito mais quando forem aprofundadas as investigações. Quando se liga para uma dessas operadoras reclamando sobre os atrasos na entrega das faturas e boletos a atendente vem logo propor que coloquemos o débito em conta ou usemos o nosso computador e impressora para fazer um trabalho que não é de nossa atribuição. Quando indagamos qual a nossa vantagem, como redução do valor cobrado, não oferecem nada. Então as operadoras querem economizar às nossas custas e retirar renda dos Correios, já combalido por gestores intencionalmente ineficientes colocados na sua direção em pagamento por serviços prestados no Congresso para aprovar medidas provisórias e leis prejudiciais aos trabalhadores.

  4. É interessante! Não dá para entender uma coisa dessa. Os Correios querem demitir funcionários e fechar agências. Porém, tem sido divulgada a possibilidade de concurso público, haja vista a defasagem no número de funcionários. É meio contraditório! Não podemos esquecer que se arrecada muito dinheiro com a realização de concursos.

Deixe um comentário