Corregedoria do CNJ dá 15 dias para Moro explicar divulgação de delação de Palocci

Ação proposta por três parlamentares afirma que decisão do juiz Sérgio Moro, que autorizou a divulgação da delação, é política e tem o objetivo de prejudicar PT.

O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Humberto Martins, determinou nesta quinta-feira (4) que o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato no Paraná, apresente em quinze dias explicações sobre a divulgação da delação premiada do ex-ministro Antonio Palocci.

A decisão foi tomada a partir de representação apresentada ao CNJ pelos deputados federais do PT Paulo Pimenta (RS), Wadih Damous (RJ) e Paulo Teixeira (SP), que pediram que o juiz seja punido.

Após Moro enviar as informações, o ministro Humberto Martins vai decidir sobre o pedido de liminar de afastamento do juiz. O caso corre em sigilo no CNJ.

De acordo com o deputados, a decisão que autorizou a divulgação da delação, na última segunda (1º), é política e tem o objetivo de prejudicar campanhas do Partido dos Trabalhadores.

“O depoimento prestado pelo ex-ministro, conquanto seja de interesse público, não deveria ter o seu sigilo liberado e disponibilizado pela imprensa nesse momento de elevada temperatura política, senão com o deliberado propósito de interferir ilicitamente na disputa que se aproxima e onde o Partido dos Trabalhadores, democraticamente, esponta como um dos preferidos da sociedade brasileira”, diz a representação.

O corregedor do Conselho Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, durante sessão do Conselho em setembro deste ano — Foto: Gil Ferreira/ Agência CNJ

Para os deputados petistas, o juiz está “interferindo ilegitimamente na regularidade das eleições”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário