Coronavírus: Brasil ultrapassa meio milhão de casos; mortes são quase 30 mil

O Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de casos de covid-19, segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado neste domingo (31/5).

Com 16.409 infecções registradas nas últimas 24 horas, o total chegou a 514.849. São considerados casos recuperados ao menos 206.555.

O total de óbitos atingiu 29.314, com 480 novas mortes confirmadas neste domingo. A taxa de letalidade da doença (ou seja, a relação entre mortes por casos confirmados) é de 5,7%.

Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo em número de casos, atrás apenas dos Estados Unidos, e o quarto em mortes, atrás de Itália, Reino Unido e Estados Unidos, de acordo com a Universidade Johns Hopkins.

Todos os Estados brasileiros já têm óbitos confirmados. Lideram em números de casos e óbitos São Paulo (109.698 casos e 7.615 mortos), Rio de Janeiro (53.388 casos e 5.344 mortos) e Ceará (48.489 casos e 3.010 mortos).

Fonte: Ministério da Saúde

Desde 21 de março, o Ministério da Saúde considera que há casos de transmissão comunitária do vírus em todo o país.

A transmissão comunitária ocorre quando há casos em que não é mais possível identificar a cadeia de infecção. Isso significa que o vírus está circulando livremente na população. A situação é diferente de quando há apenas casos importados ou de transmissão local, em que é possível identificar a origem da infecção.

De acordo com uma análise da Organização Mundial da Saúde (OMS) baseada no estudo de 56 mil pacientes, 80% dos infectados desenvolvem sintomas leves (febre, tosse e, em alguns casos, pneumonia), 14% sintomas severos (dificuldade em respirar e falta de ar) e 6% doença grave (insuficiência pulmonar, choque séptico, falência de órgãos e risco de morte).

Nos casos importados, os pacientes se infectaram em viagens ao exterior. Nos casos de transmissão local, os pacientes se infectaram pelo contato próximo com casos do novo coronavírus.

Estados e medidas

Em todo o país, os Estados adotaram medidas para atender as recomendações do Ministério da Saúde. Passaram a ser proibidos eventos, de qualquer forma, para evitar aglomerações.

Diversas universidades e escolas pelo país suspenderam suas atividades nas redes públicas e particulares. Elas devem ser retomadas a partir do momento em que a situação da pandemia melhorar.

Também foram suspensas as visitas a pacientes internados por causa do novo coronavírus em hospitais públicos e privados e a detentos de unidades prisionais, assim como o transporte de presos para a realização de audiências.

Via BBC Brasil

Artigos relacionados

Deixe um comentário