Confira a lista das cidades que receberam o Selo Unicef em Pernambuco

O avanço em áreas sociais de 35 municípios pernambucanos foi reconhecido e certificado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em uma solenidade no Teatro Santa Isabel, no Recife, na manhã desta segunda-feira (12.12). O “Selo Unicef Município Aprovado” é uma metodologia utilizada pela entidade para estimular os gestores a implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos de crianças e adolescentes. A certificação é um destaque internacional aos esforços estadual e municipal em manter ações na saúde, educação, proteção e participação social. Acompanhado da primeira-dama Ana Luiza, o governador Paulo Câmara ressaltou a importância do planejamento para a implantação de políticas públicas.
“Apesar de todos os desafios do ano de 2016, nós chegamos aqui, no mês de dezembro, podendo comemorar o Selo da Unicef para muitos municípios. Mas, acima de tudo, um trabalho de cada um dos senhores e das senhoras em favor das nossas crianças, em favor dos nossos jovens”, frisou o governador. Para o chefe do Executivo estadual, a gestão estratégica implementada no Estado é o segredo para os bons resultados. “Sou testemunha que, na última década, Pernambuco colocou na sua gestão um planejamento que não pensa apenas no curto prazo. Mas um planejamento que pensa as próximas décadas”, disse Paulo Câmara.
Orgulhoso do resultado e ciente dos desafios existentes, o governador afirmou que a união entre os poderes constituídos, instituições sem fins lucrativos e a sociedade é fundamental para o desenvolvimento social. “Esse é o momento de discutir ações que pensam o futuro e assuntos que vão transformar a vida das pessoas. Mas, principalmente, ações que pensem em fortalecer Estados e municípios. Desta forma, teremos condições de ter uma educação melhor e uma melhor assistência de saúde, além de outros temas”, completou Paulo.
Além dos 35 municípios certificados pela Unicef, Pernambuco também avançou em outros 44 que se inscreveram no Selo e foram avaliados pela entidade. As iniciativas realizadas em conjunto com o Estado também contribuíram para a avaliação das equipes. O representante da Unicef no Brasil, Gary Stahl, exaltou o avanço de Pernambuco em diversos segmentos. “A mortalidade infantil caiu quase 14% nos municípios certificados em Pernambuco – dobro da redução da média nacional. Isso significa que 62 bebês deixaram de morrer em cada ano nesse período”, informou Gary, parabenizando ainda os esforços do Estado e dos municípios avaliados pela entidade.
Um dos 35 agraciados com a quarta edição do Selo, o prefeito de Salgueiro, Marcones Libório, afirmou que o foco na educação foi primordial no processo. “Conseguimos ser premiados em todos as categorias graças a nossa política de base da educação. Agora, a gente parte para uma parceria com  o Governo do Estado para a universalização do ensino integral”, contou o gestor sertanejo.
Em 2013, a Unicef convidou 1.502 municípios do semiárido brasileiro para participar da certificação. Desse total, 1.134 se inscreveram na iniciativa e 658 seguiram até 2016. Os 308 municípios certificados pela entidade integram o grupo dos que se destacaram na corrida, realizando pelo menos 70% das ações previstas na metodologia do Selo Unicef. A entidade desenvolve ações em 190 países.
O governador ainda esteve acompanhado do secretário de Educação, Fred Amâncio; do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento; do Chefe de Gabinete do Governo, João Campos; dos deputados federais Dona Creuza, Danilo Cabral e Severino Ninho; e os deputados estaduais Simone Santana, Aluisio Lessa e Rodrigo Novais. Também estiveram presentes prefeitos, gestores de projetos sociais e membros da iniciativa privada engajados em projetos da Unicef.
Lista dos municípios agraciados com o Selo Unicef:
  1. Águas Belas
  2. Arcoverde
  3. Bezerros
  4. Bonito
  5. Brejinho
  6. Cabrobó
  7. Caruaru
  8. Casinhas
  9. Cedro
  10. Flores
  11. Ibimirim
  12. Itacuruba
  13. Itambé
  14. João Alfredo
  15. Lagoa Grande
  16. Limoeiro
  17. Orobó
  18. Panelas
  19. Petrolândia
  20. Petrolina
  21. Poção
  22. Salgueiro
  23. Santa Cruz da Baixa Verde
  24. Santa Maria da Boa Vista
  25. Santa Terezinha
  26. São Bento do Una
  27. São Caetano
  28. São José do Egito
  29. Serra Talhada
  30. Sertânia
  31. Surubim
  32. Tacaimbó
  33. Tacaratu
  34. Tuparetama
  35. Venturosa
Fotos: Wagner Ramos/Sei

Artigos relacionados

Deixe um comentário