Condenado médico acusado de estuprar pacientes em Pernambuco

Justiça de Pernambuco condenou o médico ortopedista e traumatologista Kid Nélio de Souza Melo a 12 anos e 10 meses de prisão em regime fechado. Ele é acusado de estuprar pacientes durante atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, e em clínicas particulares da Capital. As denúncias vieram a público em março de 2018 após uma jovem de 18 anos fazer o primeiro relato.

Segundo informou o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a sentença foi deferida pela 17ª Vara Criminal do Recife e corresponde a dois dos quatro processos em aberto. Kid Nélio se tornou réu em abril de 2018, quando as denúncias foram recebidas pela juíza Blanche Matos. Ainda de acordo com o TJPE, por estar em primeira instância, a sentença cabe recurso. O caso corre em segredo de justiça.

Preso preventivamente em março de 2018, Kid Nélio é interno do Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. Segundo informou a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), ele permanece recolhido no Cotel e não há previsão de transferência para outra unidade prisional.

Além da questão criminal, o ortopedista também é alvo de um procedimento no Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). A instituição informou que em câmara de sindicância foi decidida a interdição cautelar com a instauração do Processo Ético Profissional contra ele. O processo tramita em sigilo processual e pode cassar o diploma do profissional. 

Entenda o caso


O primeiro relato de estupro foi registrado em 21 de fevereiro de 2018 na 1ª Delegacia de Prevenção e Repressão aos Crimes Contra a Mulher. Na ocasião, uma mulher de 18 anos relatou ter sofrido o abuso na UPA da Imbiribeira, quando iria apresentar ao traumatologista exames realizados na unidade. As investigações foram iniciadas pelo delegado Jorge Ferreira.

“A vítima contou que o médico apalpou o corpo dela, se esfregou e pediu para que baixasse o short. Ela foi obrigada a ficar quatro e segurando a porta”, declarou o delegado, que disse que ele chegou a ejacular na vítima. A mulher passou por exame de corpo de delito e sexológico no Instituto Médico Legal (IML) e por procedimentos como sorologia, profilaxia, coquetel e remédio para evitar doenças sexualmente transmissíveis.


Em 2 de março, o médico Kid Nélio Souza de Melo, foi preso preventivamente no Rio Grande do Norte, de onde é natural. A prisão foi resultado de investigações das delegadas Gleide Ângelo e Ana Elisa Sobreira. Após a primeira denúncia, 11 mulheres procuraram a Delegacia de Polícia da Mulher. “Não se trata de um estuprador eventual, estamos diante de um serial”, disse o chefe da Polícia CivilJoselito Kehrle do Amaral, em coletiva de imprensa naquele dia.

Em depoimento à Polícia, o médico confessou ter tido relações sexuais com duas mulheres, mas alegou consentimento. Durante a investigação, descobriu-se que um alerta sobre o comportamento do médico na UPA havia sido dado em 2017. Uma paciente se queixou ao serviço social sobre toques atípicos, mas a conduta do profissional não foi apurada na época.

Em 28 de março de 2018 o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), após a conclusão do inquérito, enviou a denúncia ao TJPE. No dia 3 de abril do mesmo ano a denúncia foi acatada pela juíza Blanche Matos, da 17ª Vara Criminal do Recife, e Nélio passou, então, à condição de réu. 

Via FolhaPE

Artigos relacionados

Deixe um comentário