Comitiva das autarquias municipais de ensino superior participa de reunião com secretária de Ciência Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro

Atendendo ao pedido de agenda da presidente da ASSIESPE, Ana Gleide Leal, uma comitiva de representantes das autarquias se reuniram com a Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, durante a tarde desta quarta-feira (06/07), na sede da SECTI, localizada no bairro do Recife Antigo.

A reunião foi solicitada pela ASSIESPE em atenção à premente expectativa de toda a comunidade acadêmica das autarquias em relação à publicação do edital do PROUPE – Programa Universidade para Todos em Pernambuco.

Criado em 2011, o PROUPE é uma política pública de Estado que beneficia parte dos estudantes das autarquias com bolsas de estudos integrais e parciais. O programa já chegou a beneficiar de uma só vez 12 mil alunos, porém, neste semestre, possui apenas 80 alunos vinculados. As autarquias lamentam que o programa esteja se aproximando do fim.

Após 10 anos da criação do PROUPE, a SECTI instituiu o PROUNI-PE, um programa semelhante ao PROUPE, que também beneficia estudantes de IES privadas da capital. Em ambos os programas, as IES municipais aguardam a publicação de editais. No entanto, o PROUPE é o programa que realmente atende às expectativas dos discentes das IES municipais, promovendo a interiorização e a expansão do ensino superior, conforme preconiza o plano estadual de educação em vigor.

Durante o encontro, a secretária informou que uma equipe técnica está realizando estudos para criação de novas políticas públicas para as autarquias, conforme previsto no plano de governo de Raquel Lyra. Na oportunidade, a secretária também divulgou o novo edital do Programa de Extensão Tecnológica da FACEPE, um programa que visa o incremento de parcerias público-privadas. Nele, estudantes interessados em formação nas áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) serão capacitados e realizarão atividades de extensão em empresas privadas, indústrias ou startups.

Estiveram presentes na reunião, o secretário executivo da SECTI, Kenys Bonatti, e o diretor de políticas da Secretaria de CT&I e Competitividade, César Andrade.

Via Blog do Elvis/Ne10.

Artigos relacionados