Comitê se reúne para destravar construção do abatedouro frigorífico de Floresta, PE

Foi realizado nesta segunda-feira, 21 de junho de 2021, na 3ª Superintendência Regional da CODEVASF-Petrolina-PE, reunião com Coordenadores do Comitê Gestor Territorial da Ovinocaprinocultura do Polo Itaparica (Rota do Cordeiro-MDR), Prodeter-BNB, Prefeitura Municipal de Floresta, representantes da PW2 Engenharia Ltda e AD-LIDER. 

A reunião com os parceiros institucionais da Rota do Cordeiro, e os representantes do poder público municipal de Floresta, que foi realizada de forma presencial e com alguns participantes por videoconferência, visou alinhar as ações e destravar os gargalos para conclusão do objeto do Projeto Executivo do Abatedouro Frigorífico Especializado em Caprinos e Ovinos no município, assim como, buscar agilizar o processo de Licenciamento Ambiental junto à Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH/PE e à obtenção de registro junto ao Serviço de Inspeção Estadual de Pernambuco da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (SIE/ADAGRO), com equivalência com o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).  

Estiveram presentes na reunião o Secretário de Governo do Município de Floresta, Dario Novaes Ferraz, Secretaria de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Berto de Sá (“Betinho Numeriano”) Setor de Convênio da PM-Floresta, Eduardo Jorge, Gerente da CODEVASF – 3ª/SR, Jaques José de Souza, e demais representantes, Elijalma Augusto, Roberta Almeida, Gildemar, João Tito e a Engenheira Rejana, Coordenadores da Rota do Cordeiro do Polo Itaparica, Edmundo Gomes, da AD-LIDER SSF-PE, Cláudia Leal, da Associação PROVIDA. Participaram por videoconferência o representante do Banco do Nordeste, Adelmo Azevedo e representantes da PW2 Engenharia, Warner Francisco e Weverton Ferreira. 

O Agente de Desenvolvimento Territorial do BNB, Adelmo Azevedo, destacou a importância do alinhamento dessas ações com os novos Coordenadores da Rota do Cordeiro, Edmundo Gomes, AD-LIDER SSF-PE e Claúdia Leal, Associação PROVIDA. É nosso papel como agente de desenvolvimento participar de encontros como esse. “Uma das ações do Prodeter-BNB é organizar, fortalecer e elevar a competitividade das atividades econômicas da região, promovendo a incorporação de inovações tecnológicas na cadeia produtiva da Ovinocaprinocultura”, ressaltou Adelmo. 

Segundo o coordenador da Rota, Edmundo Gomes, representante da AD-LIDER/ LIDER Sebrae, a reunião foi bastante produtiva, onde conseguimos alinhar ações voltadas ao andamento do abatedouro. Também apresentamos e realizamos a 3ª reunião do Polo, onde foi gerada uma ata, registrando o momento, alguns pontos debatidos e as demandas a solucionar. 

A Coordenadora Claúdia Leal, representante da Associação Provida, ressaltou que o intuito da coordenação e do Comitê Gestor é apoiar a atividade de produção de cordeiros e cabritos no nosso território do Sertão de Itaparica Pernambucano, estruturando toda cadeia produtiva, assim, estaremos trazendo renda para o produtor. 

O Secretário Betinho Nomeriano, da Secretaria de Produção Rural, destacou que a construção do abatedouro regional com certificação federal é de suma importância para nossa região e também liga os elos da cadeia produtiva, potencializando a produção e comercialização, onde trará benefícios também para os consumidores com produtos seguros, com melhor qualidade e oferta regular. 


 
Informações: Adelmo Azevedo – Agente de Desenvolvimento do BNB/Agência Floresta – PE. 
Fotos: Assessoria da Associação Provida

Via Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados