Com estoque crítico, Hemope pede para que população doe sangue

As principais baixas são de bolsas de sangue do tipo O-, B+, AB+ e A+

As principais baixas são de bolsas de sangue do tipo O-, B+, AB+ e A+

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) está com estoques de sangue em estado crítico devido à dificuldade na captação de doadores, consequência das festividades de fim de ano, atreladas também a viagens e às comemorações com os jogos da Copa do Mundo. Segundo a instituição, a redução na captação de doadores chega a 100 pessoas por dia.

Jogos da Copa do Mundo e festas de final de ano são alguns dos motivos para redução de doadores

As principais baixas são de bolsas de sangue do tipo O-, B+, AB+ e A+. A preocupação aumenta com a proximidade do feriado em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, que acontece nesta quinta-feira (8). Hemope tem baixa no estoque de sangue

“Esse número é preocupante já que a queda drástica de doações impacta diretamente no atendimento e nas solicitações dos hospitais pernambucanos”, informou Josinete Gomes, supervisora de Captação de Coadores de Sangue do Hemope. Ela  ressalta que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Como ser um doador
Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e ter entre 16 e 69 anos. Quem tiver mais de 69 anos precisa haver começado a doar antes dos 60 anos no Hemope. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal. Outra recomendação é que o pré-doador pese mais de 50 quilos, dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, além de ter se alimentado antes da doação.

Os doadores voluntários podem procurar o Hemope na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife. O atendimento é de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados.

Via Folha De Pernambuco.

Artigos relacionados