CNH: Detran-PE amplia alteração do teste prático para PRIMEIRA HABILITAÇÃO

Mudanças começaram para a prova prática na sede do Detran-PE, no Recife, e agora foram ampliadas outras regiões

As mudanças no teste prático para quem vai tirar a primeira habilitação, implementadas até então apenas na sede do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), no Recife, em agosto deste ano, estão sendo ampliadas para o Estado. A retirada da etapa da garagem chegou a outras seis unidades do órgão, localizadas na Zona da Mata, no Agreste e no Sertão de Pernambuco.Desde o dia 1º de novembro, a aplicação da etapa da manobra de garagem está dispensada nos pátios de exames do Detran em Caruaru, Garanhuns, Limoeiro (Agreste), Surubim, Vitória de Santo Antão (Zona da Mata) e Petrolina (Sertão). A mudança, entretanto, não altera o valor pago pelos exames, vale ressaltar.

A alteração é válida apenas para a categoria “B” (automóveis) e estava em teste apenas no pátio do órgão no Recife, mas o Detran-PE entendeu – segundo o órgão, a partir de estudos de viabilidade – ser interessante ampliar a retirada da garagem nos outros pátios. O objetivo é reduzir o tempo de aplicação das provas.Agora, a manobra da garagem segue obrigatória apenas nas unidades de Santa Cruz do Capibaribe, Salgueiro, Pesqueira, Palmares, Belo Jardim, Arcoverde, Araripina, Serra Talhada e Timbaúba (provisoriamente).

“Por meio de estudo de viabilidade realizado pela Gerência de Habilitação de Condutores (DOH) ficou constatado que as unidades aqui mencionadas (Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Petrolina, Surubim e Vitória de Santo Antão) possuem estrutura de exames práticos semelhantes à disponibilizada no pátio da sede (etapas Rampa, Circuito, Garagem e Baliza).

E que a retirada da etapa Garagem nestas localidades não acarretará prejuízo ao processo de avaliação dos candidatos nem tampouco o descumprimento da norma vigente. Salientamos que tal medida visa a uniformização dos procedimentos referentes aos Exames Práticos de Direção Veicular no Estado de Pernambuco”, diz o comunicado oficial, assinado no dia 31 de outubro pelo gerente de Habilitação de Condutores do Detran-PE, Nivaldo Carneiro.

Segundo o Detran-PE, a decisão de retirar a etapa da garagem da prova prática teria sido respaldada em estudos técnicos que indicam não haver prejuízo à qualificação do candidato à habilitação.

REDUÇÃO DO TEMPO NA REALIZAÇÃO DOS TESTES PRÁTICOS

Segundo dados já apurados pelo Detran-PE, os candidatos que concluíram todo percurso sem a etapa da garagem apresentaram, aproximadamente, redução em 1/4 da média do tempo anterior. E o índice de aprovação apresentou um aumento de 3%.

Artigos relacionados