Ciro Gomes critica ‘polarização odienta’ e compara PT ao Bolsonaro

Terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, o candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, atacou o que chamou de “polarização odienta” protagonizada por seus dois principais rivais na disputa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), em sabatina nesta terça-feira ao Jornal Nacional. Por outro lado, voltou a comparar o PT ao Bolsonarismo.

Ciro afirmou não ter ajudado a construir “essa polarização odienta” e disse que os rivais estão tentando repetir “uma espécie de 2018”.

“Estou tentando mostrar ao pobre brasileiro que essa polarização odienta, que eu não ajudei a construir. Pelo contrário, eu estava lá em 2018 tentando advertir que as pessoas não podiam usar a promessa enganosa do Bolsonaro para repudiar a corrupção generalizada e o colapso econômico gravíssimo que foram produzidos pelo PT”, declarou.

“É grande a massa que vai votar Lula para se livrar do Bolsonaro, mas esqueceram que amanhã tem um país para governar.” Ciro foi questionado ainda sobre seu discurso e sobre se não avaliava que suas declarações ajudavam a acirrar a polarização. Ele sinalizou que pode modular o discurso. “Não custa nada rever certos temas.”

O candidato reiterou uma de suas propostas de governo, o fim da reeleição, e afirmou que a medida ajudaria a dar mais segurança política ao país. O pedetista disse que pretende mudar o modelo de presidencialismo de coalizão que vigora no Brasil, no qual os partidos do chamado Centrão se tornaram fundamentais para garantir a governabilidade do chefe do Executivo.

“Minha proposta é transformar a minha eleição não em um voto pessoal, mas em um plebiscito programático.”. Um dos momentos mais constrangedores de Ciro foi quando ele tentou comparar a sua atual situação ao embate escravista x abolicionista.

Ciro tentou se distanciar dos dois candidatos que hoje ocupam a preferência do eleitorado e procurou se colocar em um lugar de esperança e alternativa ao sistema que aí está.

Ciro está estacionado em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada em 18 de agosto, o pedetista aparecia com 7%.

Via Quebrando o Tabu.

Artigos relacionados