‘Cidades Inteligentes’: Tecnologia implantada em Petrolina tem ajudado no combate e solução de crimes

A Prefeitura de Petrolina está implantando o projeto ‘Cidades Inteligentes’ desde julho de 2020 visando um salto no crescimento tecnológico do município, fomentando o desenvolvimento e a economia. Das soluções já implantadas, 32 câmeras de videomonitoramento e reconhecimento facial estão funcionando em pontos estratégicos da cidade que vêm auxiliando a segurança pública e no controle do trânsito na área central, garantindo mais tranquilidade para moradores e turistas.

A Central de Comando de Controle e Operações (CCO), que integra o projeto ‘Cidades Inteligentes’, além de potencializar o trabalho de patrulhamento dos órgãos de segurança pública, proporciona respostas imediatas às ocorrências, e também possibilita a identificação mais rápida das demandas de outras áreas, como trânsito, serviços e gestão estratégica. Este papel do CCO, que reúne operacionalmente todas as forças de segurança do município, foi fundamental na elucidação de crimes na cidade, como um duplo assassinato recente, permitindo que, em parceria com a Polícia Civil e a iniciativa privada, o crime fosse elucidado em apenas três horas.

“As câmaras inteligentes mostram em tempo real toda a movimentação do Centro durante 24 horas, além de permitir o reconhecimento facial, ajudando a identificar criminosos procurados pela justiça. Se um foragido passar por uma delas, imediatamente, o sistema emite um alerta”, explicou o secretário executivo de Segurança Pública, Cícero Dirceu.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Thiago Brito, ressaltou ainda que a tecnologia que possui inteligência artificial, tem melhorado a mobilidade, serviços públicos e o social, como por exemplo tem auxiliado na localização de pessoas desaparecidas. “As tecnologias que foram implementadas no Laboratório Vivo de Cidades Inteligentes estão dando melhor qualidade de vida à população”, finalizou.

Cidades Inteligentes – Conhecidas também como smart cities, as Cidades Inteligentes utilizam tecnologias de informação e comunicação para proporcionar mais segurança, estabilidade socioeconômica, sustentabilidade e redução de custo de vida. Assim, os recursos são usados para promover uma política pública que se baseia no desenvolvimento populacional, melhorando a qualidade de vida e os serviços oferecidos.

Via Assessoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Artigos relacionados