​Cidades Digitais em Pernambuco está longe de virar realidade

O programa do Governo Federal que irá oferecer internet gratuita para centenas de cidades brasileiras está longe de sair do papel em Pernambuco. O Cidades Digitais foi lançado em 2012 e incluía três municípios pernambucanos. Em 2013, o número subiu para 17, só que até agora, quatro anos depois, nenhum desses lugares está conectado ao sistema.
 
LEIA MAIS
Os municípios de Casinhas, no Agreste, e Bodocó, no Sertão, foram alguns dos primeiros a participar do Cidades Digitais em Pernambuco. Eles já deveriam estar com o sistema ativo se não fossem pendências para instalação dos cabos de fibra ótica. Já Correntes, no Agreste do Estado, chegou a ser selecionado para participar do programa. Apesar disso, o município desistiu da empreitada devido a dívidas que inviabilizaram o licenciamento da rede junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
 
Na segunda fase do programa, 15 cidades pernambucanas foram selecionadas. As obras nesses municípios sequer iniciaram. Granito, Lagoa Grande, Moreilândia, Tuparetama, Dormentes, Santa Cruz, no Sertão; Bom Conselho, Tupanatinga, Vicência, no Agreste; Camutanga e Itambé, na Zona da Mata estão neste grupo. De acordo com o Ministério das Comunicações (MiniCom), os projetos executivos estão sendo elaborados ou em análise.
 
As cidades de Exu, no Sertão, Altinho, no Agreste e Cortês, na Zona da Mata estão com pendências que precisam ser resolvidas com as prefeituras para dar início ao projeto. A previsão de conclusão nessas 15 cidades é em 2016. Já as cidades da primeira chamada deverão estar conectadas ainda este ano, exceto os municípios com pendências.
Confira abaixo o monitoramento do Cidades Digitais no mapa:

*Clique nos ícones para ver os detalhes.

 
SOBRE O CIDADES DIGITAIS – Até o momento, somente 38, das 342 cidades selecionadas em todo o Brasil estão com o programa ativo. Os investimentos devem ultrapassar R$ 200 milhões e beneficiar mais de 6,2 milhões de pessoas em todo o país. O projeto foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e só contempla municípios com menos de 50 mil habitantes.
 
Além da oferta de pontos de acesso à internet de forma gratuita em espaços públicos, o programa Cidades Digitais inclui a conexão entre órgãos públicos, a capacitação de servidores e implantação de aplicativos de governo eletrônico.
O programa Cidades Digitais também foi uma das promessas da campanha eleitoral de Dilma Rousseff. Confira um trecho:

Artigos relacionados

Deixe um comentário