Cidades de Pernambuco têm limite de território alterado pelo IBGE

Treze cidades pernambucanas tiveram seus limites alterados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os novos mapas de Araripina, Barra de Guabiraba, Bonito, Carpina, Inajá, Ipubi, Itaíba, Manari, Ouricuri, Paudalho, Santa Terezinha, São José do Egito e Trindade foram divulgados nessa sexta-feira (26).

Ao todo, 206 municípios de 11 estados tiveram seus limites alterados. As mudanças ocorrem na Bahia, Piauí, Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Mato Grosso e Paraíba.

De acordo com o IBGE, a divulgação apenas oficializa as mudanças na legislação que já haviam alterado os limites municipais. Decisões judiciais (liminares e mandados) e ajustes cartográficos comunicados oficiais ao instituto pelos governos estaduais também influenciaram nas alterações.

Na prática, elas já fazem parte da rotina das populações e já foram incorporadas na estimativa populacional de 2014, usada no cálculo do fundo de participação dos municípios, que é o repasse de fundos do governo federal para os governos locais.

Artigos relacionados

Deixe um comentário