Chuvas provocam alteração na qualidade da água bruta do Rio São Francisco em Floresta, PE

Após um longo período de estiagem, em que foram registrados níveis baixos de água no Rio São Francisco, fortes chuvas dos últimos dias provocaram uma grande mudança nesse cenário. O nível do rio subiu de forma considerável e foi possível notar um grande impacto na qualidade da água, que foi atingida por materiais que estavam às margens. Quem é atendido com água bruta através de caminhões pipa do Exército Brasileiro sentiu a diferença em Floresta, no Sertão de Pernambuco.

Com a chuva forte que ocorreu nas últimas semanas, a água do Rio do Rio São Francisco, que é captada para abastecimento de comunidades rurais, registrou uma alteração significativa dos indicadores de cor e de turbidez, com o leito do rio mais barrento. Apesar do tratamento com cloro que é feito pelos pipeiros no momento da captação, é importante que as famílias façam a filtragem e fervura da água para reforçar a qualidade do liquido para consumo humano.

“Toda essa água da chuva acaba ’lavando’ as áreas ao redor das cidades e as margens do rio, e assim carregando tudo para o Rio São Francisco. Isso, consequentemente, deixa a água mais turva e barrenta, o que pode causar transtornos ao processo de tratamento da água”, comentou um pipeiro que preferiu não se identificar.

Via Blog do Elvis/NE10

Artigos relacionados