Chesf emite alerta sobre aumento significativo do nível das águas do Rio São Francisco

Depois de 12 anos, as regiões do Submédio e do Baixo São Francisco terão vazões em patamares elevados. A vazão está subindo gradualmente desde o dia 12 de janeiro e vai alcançar 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) no próximo dia 24.

Toda essa água na região árida do Nordeste brasileiro movimenta curiosidade e o turismo. A partir da sexta-feira, a Cachoeira de Paulo Afonso, na Bahia, voltará a integrar a paisagem, que é um dos pontos turísticos mais conhecidos na região. 


Entretanto, é preciso haver atenção de todos às orientações das prefeituras, das defesas civis e das placas nas áreas de segurança da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e no entorno onde os vertedouros vão ser abertos. Áreas de banho sinalizadas como impróprias devem ser evitadas, em respeito à segurança.


Ao longo dos anos, a Chesf mapeou pontos mais sensíveis à elevação de vazão em decorrência de ocupações irregulares na calha do Rio São Francisco, que deve ser mantida livre para o curso natural das águas.  A Companhia já está em contato com prefeituras e defesas civis oferecendo todas as informações disponíveis.


Como os últimos 10 anos foram de estiagem no Velho Chico, a Chesf avalia que, atualmente, mais localidades devem apresentar pontos sensíveis a vazões da ordem de 2.500 a 4.000 m³/s, sendo fundamental a avaliação das prefeituras e defesas civis.

SOBRADINHO

O diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin, concedeu entrevista ao programa de Carlos Brito nesta quinta-feira (13), com ampla audiência na região de Petrolina, esclarecendo a população acerca das condições de cheia no Velho Chico e da atuação antecipada da Empresa junto a prefeituras e defesas civis para informar a gradual elevação da vazão, a partir da Usina de Sobradinho, até chegar em 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) no dia 24 deste mês.

Ele explicou que cada 500 metros cúbicos por segundo (m³/s) de elevação da vazão representa um aumento de cerca de 80 centímetros no nível do Rio São Francisco. A vazão de hoje, disse o diretor, está normal.

Vamos receber um grande volume de águas nos próximos 15 dias, com expectativa de terminarmos este mês com 75% da capacidade do reservatório, e precisamos controlar essa água visto que a expectativa de fortes chuvas neste período úmido vai se estender ainda até o final de abril.”

O diretor reforçou que essas chuvas devem permitir que o Reservatório de Sobradinho alcance 100% de sua capacidade de armazenamento, ao final do período úmido.

Via Blog do Elvis com informações da Chesf

Artigos relacionados