Chesf eleva vazão de Sobradinho e aumenta nível do Reservatório de Itaparica

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, desde o dia 10 de janeiro foi iniciada a recuperação do nível do Reservatório de Itaparica, da Usina de Luiz Gonzaga (PE), por meio da elevação da vazão de Sobradinho. Até o final do mês de janeiro, a Empresa espera que Itaparica alcance o patamar de 20% de seu volume útil.
Com isso, a Chesf está cumprindo a autorização da Agência Nacional de Águas (ANA), que avaliou a necessidade de minimizar o impacto do baixo nível para os usuários da borda do reservatório de Itaparica, além de atender possíveis necessidades da região do Baixo São Francisco.
“Essa transferência de água vai afetar muito pouco o nível do Reservatório de Sobradinho, que permanecerá no final deste mês, caso não chova, ainda em torno de 11% do volume útil. Entretanto, essa operação é muito importante para os usuários do entorno do Reservatório de Itaparica e atendimento a solicitações formuladas por entidades situadas no Baixo São Francisco”, declarou o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.
A defluência (água que sai) do Reservatório de Sobradinho está em 1.200 m³/s, acumulando água em Itaparica. A defluência de Itaparica permanece em 700 m³/s.

Artigos relacionados

Deixe um comentário