Cariri Cangaço estará pela 1ª vez em Floresta, no Sertão de Pernambuco

A passagem de Lampião por Floresta, no Sertão de Pernambuco, vai ser relembrada em um grande evento no mês de maio deste ano. O Cariri Cangaço já tem data para acontecer na Terra dos Tamarindos. Os detalhes sobre o encontro foram debatidos nesta segunda-feira (9) no Espaço Cultural João Boiadeiro.

reuniao cariri cangaco no espaco cultural joao boiadeiro floresta-pe

A professora Ana Gleide representou o CESVASF, Instituição de Ensino Superior responsável pela formação da maioria dos professores de História na região, palco de muitos conflitos do Cangaço e ainda a serem desvendados. “Seguramente, fatos levados a tona por escritores do passado passarão por ajustes necessários após o Cariri Cangaço em Floresta, como também será a oportunidade para os nossos professores e alunos pesquisadores reescreverem a história do homem do nordeste”, disse a Presidente.

O evento acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de maio em Floresta. A exemplo das outras edições, estarão reunidos pesquisadores, escritores, professores, estudantes universitários, artistas, documentaristas, cineastas e admiradores do tema Cangaço.
Serão realizadas palestras, debates, visitas aos cenários do cangaço, o lançamento do livro AS CRUZES DO CANGAÇO: OS FATOS E PERSONAGENS DE FLORESTA, dos florestanos Marcos de Carmelita e Cristiano de Nira, os quais narram fatos adormecidos do massacre da Tapera dos Gilos, hoje município de Belém do São Francisco.

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário