Brasil vence a Colômbia e se garante na copa 2022

O Brasil é a terceira seleção classificada para a Copa do Mundo e, a partir de agora, precisa pensar em aprimorar o time, agendar amistosos fortes e entender o ranking de forças das seleções atuais. Com o equilíbrio atual do futebol de seleções, o Brasil é candidato ao título. Mas são dez os possíveis campeões: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália e Portugal. O texto abaixo não terá a facilidade de escalonar por ordem alfabética, como está acima. O ranking é pela chance atual de conquistar a Copa:

1. FRANÇA

Não é fácil a missão francesa, porque bicampeões consecutivos só houve duas vezes. A Itália de 1938 e o Brasil de 1962. O futebol moderno não tem o mesmo vencedor por duas Copas consecutivas. Só que a França tem Mbappé, Pogba, Benzema e Griezmann. E, além disso, Varane e Kanté. Campeã mundial e da Liga das Nações, a França tenta ser menos pragmática do que foi em 2018. É candidata ao troféu. A maior por seus talentos.

2. BRASIL

A seleção tem variação tática, sequência de trabalho, Neymar que necessita de preparação para chegar no ápice à Copa do Mundo, Vinicius Junior que está crescendo. Também tem as cicatrizes das últimas Copas. O Brasil não chegará como favorito, mas chegará como candidato ao troféu.

3. ALEMANHA

O esgotamento de Joachim Löw arejou a seleção alemã com a chegada de Hans Dieter Flick ao comando. Nos primeiros seis jogos com Flick, a Alemanha venceu todos, marcou 27 gols e sofreu um. A Alemanha tem cultura tática, não tem jogadores extremamente habilidosos, mas tão técnicos que desequilibram. E é a Alemanha.

4. ARGENTINA

Terá Messi em sua última Copa do Mundo. E Lionel Scaloni usou o ano de 2021 para montar uma equipe que agora tem sistema tático montado. A equipe trabalha para Messi brilhar. E outros bilham, como De Paul e Lautaro Martínez. Pode ser muito forte na Copa do Mundo, em novembro de 2022. A questão é que Messi terá 35 anos e fisicamente tem tido mais lesões.

5. ITÁLIA

Os campeões europeus de Roberto Mancini quebraram o recorde de invencibilidade da história do futebol de seleções e perdeu a marca de 37 jogos contra a Espanha, na semifinal da Liga das Nações. O pecado da Itália é ser um time sem craques no ataque. Tem Verratti, Jorginho… Tem Insigne, Federico Chiesa… Não tem um Mbappé, Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo…

6. INGLATERRA

A estrutura do futebol do país empurra, porque os ingleses nunca revelara tantos jogadores capazes de fazer a bola gostar deles. Gente como Foden, Grealish, Rice, Rashford, Sancho… Além disso, tem Harry Kane, um furacão para fazer gols e também para sair da área e fazer passes desconcertantes. A única dúvida é que a Inglaterra continua sendo a Inglaterra. Quase ganhou a Euro.

7. BÉLGICA

A líder do ranking da Fifa é o time de De Bruyne. Basta para ser candidata. Por que está em sétimo lugar nesta lista? Admito que perdi — canção de Paulinho Moska gravada primeiro por Marina — é a expressão exata para explicar por que não acredito mais. Perdi para minha própria dúvida, preconceito, respeito à tradição — talvez excessivo. Mas também porque Hazard caiu de produção e hoje são dois realmente que desequilibram: De Bruyne e Lukaku. Não é pouco.

8. ESPANHA

Vice-campeã da Liga das Nações, a Espanha confia em jogadores jovens como Gavi, Ferran Torres, Oyarzábal, Eric Garcia… O controle do jogo pela posse de bola voltou, mas a Espanha se renova com jogadores muito jovens. Diferente dos anos 1990, quando se duvidava dos espanhóis apenas por serem espanhóis, hoje são centro cultural do futebol do planeta. Mas a juventude é a advesária.

9. PORTUGAL

Se você pensa que Cristiano Ronaldo envelheceu e não se convence quando se olha no espelho e compara com o corpo do gajo, pense então que os portugueses construíram uma das maiores escolas de treinadores do planeta e formam jogadores como Bernardo Silva, João Félix e Bruno Fernandes. Portugal é uma seleção mais sisuda, com Fernando Santos, do que seus craques.

10. HOLANDA

Por que listar uma seleção que está em seu terceiro técnico desde a Copa do Mundo de 2018 e no sexto desde que foi semifinalista em 2014? Ora, porque a Holanda é 11a colocada no ranking da Fifa e está acima da Alemanha. Porque tem Van Dijk, Frenkie De Jong, Klaasen e Wijnaldum. Nos primeiros cinco jogos de retorno de Louis Van Gaal, são quatro vitórias e um empate. Talvez, a falha desta lista de dez candidato ao título seja a ausência da Dinamarca, no lugar da Holanda.

Via Globo Esporte

Artigos relacionados