Brasil inicia Jogos Paralímpicos de Tóquio com quatro medalhas na natação

A delegação brasileira também garantiu o primeiro ouro nas provas desta quarta-feira (25)

O Brasil iniciou os Jogos Paralímpicos de Tóquio com desempenho positivo nesta quarta-feira (25). Na abertura das provas de natação, a delegação brasileira garantiu quatro medalhas.

Os pódios foram garantidos com o ouro de Gabriel Bandeira (100m Borboleta/S14), a prata de Gabriel Araújo (100m Costas/S2), além dos bronzes de Phelipe Rodrigues (50m Livre/S10) e Daniel Dias (200m Livre/S5). O desempenho deixa o país na 7ª posição do quadro de medalhas.

Gabriel Araújo no pódio dos Jogos Olímpicos de Tóquio
Legenda: Gabriel Araújo conquistou uma medalha de prata na natação para o BrasilFoto: Miriam Jeske / CPB

Vale ressaltar que a abertura das Paralimpíadas ocorreu na terça (24) e as provas seguem até o dia 5 de setembro. O Brasil possui 234 atletas inscritos e compete em 20 dos 22 esportes presentes.

Daniel Dias sorri após prova de natação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio
Legenda: O brasileiro Daniel Dias é o nadador paralímpico mais vencedor da históriaFoto: Alê Cabral / CPB
Phelipe Rodrigues exibe medalha no pódio da Paralimpíada de Tóquio
Legenda: Phelipe Rodrigues ganhou a medalha de bronze nas Paralimpíada de TóquioFoto: Alê Cabral / CPB

MARCAS HISTÓRICAS

As primeiras provas dos Jogos Paralímpicos de Tóquio registraram feitos históricos para o Brasil. Com apenas 21 anos, Gabriel Bandeira faturou o ouro e o recorde paralímpico nos 100m Borboleta/S14. O nadador iniciou na modalidade apenas em 2020 e vive uma ascensão meteórica.

No lado da experiência, com 33, a lenda Daniel Dias segue implacável no esporte. Com o bronze nos 200m Livre/S5, mantém a escrita de subir ao pódio desde os Jogos de 2008. Ao todo, são São 14 ouros, sete pratas e quatro bronzes – um dos maiores vencedores de todos os tempos.

Via Diário do Nordeste

Artigos relacionados