BR-232 é o caminho do novo coronavírus para o interior de Pernambuco, indica pesquisa

Monitoramento com drones e imagens de centro de pesquisa e da Secretaria de Saúde do estado são transformadas em informações utilizadas pelas autoridades sanitárias.

Os pesquisadores do Laboratório de Imunopatologia da UFPE (Lika) são pioneiros no uso de drones para monitorar aglomerações e a temperatura da população. Agora, com a tecnologia, conseguiram mapear a entrada do novo coronavírus em Pernambuco. E também a forma como ele se espalhou a ponto de chegar no interior do estado.

O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre foi a porta de entrada, com os moradores que chegaram do exterior. Depois, o novo coronavírus atingiu os bairros da periferia. A disseminação seguiu para o interior do estado pela principal rodovia: a BR-232, que corta todo o estado, do litoral ao sertão.

“Por várias razões. É o transporte de carga, são os alunos que estudavam no Recife e isso se interiorizou, né? [Foi] O que levou essas doenças para esses locais. Eu acho que o mapeamento que estamos fazendo dá uma ideia às autoridades de, junto com os prefeitos locais, tentar fazer o isolamento máximo dessa população, fazendo com que essa doença não se dissemine mais para o interior do Brasil”, disse José Luiz Lima Filho, diretor do Lika.

A estratégia do drone já foi usada com sucesso pelos pesquisadores do Lika para combater a epidemia de cólera no Malawi, na África. As imagens captadas pelos drones em conjunto com as imagens de satélite e dos dados da Secretaria de Saúde do estado são transformadas em informações estratégicas para que as autoridades sanitárias possam combater o novo coronavírus de forma mais eficaz. As informações viram mapas, gráficos e projeções.

“Com a plataforma, a gente gerando os dados dos testes biológicos, por exemplo, conseguimos ver onde há a maior quantidade de pessoas com testes positivos espalhadas na cidade e aí a gente pode ver o que está acontecendo nessa microrregião. E as autoridades podem tomar alguma providência. Tomar uma ação mais efetiva, mais policiamento para não deixar que existam aglomerações”, disse o pesquisador do Lika Henrique Castelleti.

Coronavírus em Pernambuco

Em Pernambuco, o número de casos confirmados do novo coronavírus subiu para 2.908 e o de mortes por conta da doença Covid-19 aumentou para 260. O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (21) contabilizou 218 novas confirmações e outros 26 óbitos no estado, que é o terceiro do Brasil com mais pacientes com o novo vírus que morreram.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário