Bolsonaro vem a Pernambuco para visitar Sudene, Transposição e fábrica da Fiat

O Palácio do Planalto confirmou a agenda que o presidente Bolsonaro terá em Pernambuco, em duas semanas, no mesmo dia em que o presidente recebeu governadores do Nordeste, majoritariamente de oposição.

De acordo com o porta voz da Presidência, o presidente virá visitar a Sudene, deve fazer sobrevoo nas obras da transposição e ainda visitar a fábrica da Fiat, em Goiana.


No Recife, Bolsonaro deve participar da reunião da Sudene no dia 24 de maio, uma sexta-feira.

“Extinta” no governo FHC sob acusação de ser usada para fraudes com dinheiro público e incentivos fiscais, a autarquia federal foi ‘recriada’ pelo ex-presidnete Lula, em um simbolismo do petismo junto ao Nordeste.

No dia anterior, na quinta 23, o presidente deve sobrevoar a transposição do São Francisco e deve ter uma visita à fábrica da Fiat, na zona da Mata norte de Pernambuco.

Governadores do NE pedem a Bolsonaro obras e revisão de cortes

De partidos de oposição a Jair Bolsonaro (PSL), os governadores do Nordeste se reuniram pela primeira vez com o presidente, nesta quinta-feira (9), em Brasília. Os gestores entregaram uma carta, em que fizeram pedidos de recursos para a educação e a retomada de obras na região. Um dos pontos citados é o corte de recursos de universidades e institutos federais.

Em entrevista após a reunião, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou que o bloqueio traz um prejuízo principalmente para o Nordeste. “Colocamos a importância de na hora das dificuldades garantir aquilo que pelo menos estava programado em relação as universidades”, disse o petista.

A reunião com Bolsonaro durou cerca de duas horas.

Além de pedir a revisão do contingenciamento de cerca de 30% das verbas para essas instituições, a carta tem dois pontos na área de educação: prorrogação e ampliação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e a negociação de condenações judiciais sobre diferenças do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), devidas pela União aos estados.

O documento reivindica ainda a “retomada urgente de obras federais no Nordeste, visando ao crescimento econômico e à geração de empregos, com especial destaque para obras rodoviárias, de segurança hídrica e habitacional”.

De acordo com Dias, o objetivo é de evitar maiores prejuízos com obras paradas. O governador afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que vai chamar os secretários da Fazenda dos estados para discutir sobre a retomada da abertura de créditos.

“Nós colocamos que, mesmo que haja cortes de recursos, é preciso chamar os governadores que conhecem a realidade de cada estado. Que o governador possa definir qual é a prioridade dentro do seu estado”, disse o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

Foto: Cadu Gomes/Divulgação

Blog de Jamildo/Com informações de Romoaldo de Souza, da Rádio Jornal em Brasília

Artigos relacionados

Deixe um comentário