Bolsonaro participa de cerimônia da chegada de coração de D. Pedro I

Relíquia seguirá para o Palácio do Itamaraty onde ficará exposta até 5 de setembro. Órgão foi trazido para em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil.

O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta terça-feira (23) na rampa do Palácio do Planalto o coração do imperador Dom Pedro I. A relíquia foi recebida com uma salva de tiros de canhão.

Dom Pedro I foi o responsável por declarar a independência do Brasil. O coração do imperador foi trazido da cidade do Porto, em Portugal, para Brasília nesta segunda-feira (22) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Esta é a primeira vez que o órgão deixa o país europeu.

Dois países, unidos pela História, ligados pelo coração. Duzentos anos de independência. Pela frente, uma eternidade em liberdade. Deus, pátria, família! Viva Portugal, viva o Brasil!”, disse Bolsonaro durante a recepção do órgão.

A relíquia foi trazida em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Após cerimônia no Palácio do Planalto, o órgão seguirá para o Palácio do Itamaraty, onde ficará exposto até 5 de setembro.

Por que o coração de Dom Pedro I fica em Portugal e o restante do corpo no Brasil

Guardado há 187 anos em um recipiente de vidro e conservado em formol, o coração de Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil e responsável histórico pela independência do país, normalmente fica guardado em uma urna de madeira trancada a cinco chaves na Igreja de Nossa Senhora da Lapa, localizada na cidade do Porto, noroeste de Portugal.

E o coração se encontra na cidade atendendo a um pedido do próprio D. Pedro I, registrado no testamento deixado pelo monarca. O coração de D. Pedro está no Brasil desde esta segunda-feira, 22, para a comemoração dos 200 anos da Independência do país, mas volta para o Porto logo depois das festividades, no dia 9 de setembro.

Já os despojos do corpo de D. Pedro se encontram sepultados desde 1972 na Cripta do Monumento à Independência, no Museu do Ipiranga, em São Paulo, no local aproximado onde o então príncipe regente teria dado o Grito da Independência, em 7 de setembro de 1822.

Depois de proclamar a Independência, de príncipe regente D. Pedro I, tornou-se imperador do Brasil durante 9 anos, abdicando ao trono em favor de seu filho, D. Pedro II, em 7 de abril de 1831. D. Pedro II na ocasião tinha apenas 5 anos e 5 meses de idade. D. Pedro I retornou a Portugal, onde morreu em 1834.

Antes de vir ao Brasil, o coração de D. Pedro I foi objeto de uma exposição na cidade do Porto, na semana passada. Foi a primeira vez que o órgão, considerado uma relíquia pelo governo de Portugal, foi apresentado publicamente desde a morte do imperador.

Via G1.

Artigos relacionados