Bolsonaro manda investigar grupo que convocou “dia do fogo” no Pará

No Twitter o ministro Ricardo Salles comentou reportagem da Globo Rural e Sérgio Moro confirmou pedido do presidente Jair Bolsonaro

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse, neste domingo (25), que o governo vai investigar rigorosamente as suspeitas de uma ação articulada pelo Whatsapp para atear fogo na floresta amazônica. No Twitter, Salles compartilhou a reportagem do Globo Rural, publicada também neste domingo, sobre uma denúncia feita pelo Ministério Público do Pará, em Novo Progresso, que investiga pessoas que teriam organizado ação para atear fogo em pontos da mata no dia 10 de agosto. A data ficou marcada na região como “dia do fogo”. Na data, foi detectado um aumento atípico de focos de queimadas na região da Amazônia.

Segundo a denúncia mais de 70 pessoas – de Altamira e Novo Progresso – entre sindicalistas, produtores rurais, comerciantes e grileiros, teriam combinado através de um grupo de whatsApp incendiar as margens da BR-163, rodovia que liga essa região do Pará aos portos fluviais do Rio Tapajós e ao Estado de Mato Grosso. A intenção deles era mostrar ao presidente Jair Bolsonaro que apoiam suas ideias de “afrouxar” a fiscalização do Ibama e quem sabe conseguir o perdão das multas pelas infrações cometidas ao Meio Ambiente.

“O presidente Jair Bolsonaro determinou abertura de investigação rigorosa para apurar os fatos narrados”, postou Salles.

reportagem de Globo Rural mostra também que moradores locais acusam o ICMBio [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade] de provocar focos de queimada na região. Relatam ter visto uma caminhonete com a logomarca do Instituto, em cuja carroceria estaria uma motocicleta usada na suposta ação criminosa por parte de agentes do instituto.

Também pelo Twitter, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse ter sido contatado pelo presidente Jair Bolsonaro sobre o conteúdo da reportagem, solicitando “apuração rigorosa”. Moro disse que a Polícia Federal vai apurar e  prometeu que “incêndios criminosos na Amazônia serão severamente punidos”.

Via Globo Rural

Artigos relacionados

Deixe um comentário