Bolsonaro defende educação à distância desde o ensino fundamental

O deputado e candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) defendeu o uso da educação à distância desde o ensino fundamental. Ele argumentou que esse tipo de metodologia pode ajudar a combater o “marxismo” nas escolas. Para Bolsonaro, o aluno poderia ir às escolas apenas para fazer provas e aulas práticas, a depender da disciplina. O presidenciável reapareceu em Brasília nesta terça-feira, no primeiro dia de trabalho da Câmara desde a volta do recesso.

— Conversei muito sobre ensino a distância. Me disseram que ajuda a combater o marxismo. Você pode fazer ensino a distância, você ajuda a baratear. E nesse dia talvez seja integral — afirmou o presidenciável, ao ser questionado por jornalistas sobre propostas para a educação.

Perguntado sobre em qual etapa da educação pretendia investir no ensino à distância, respondeu:

— No fundamental, médio, até universitário. Todos podem ser à distância, depende da disciplina. Fisicamente em época de prova ou aula prática — afirmou o presidenciável.

Bolsonaro disse ainda que “tem muito pai que prefere” alfabetizar seu filho em casa, mas não se posicionou especificamente sobre esse tema. O parlamentar defendeu o movimento Escola sem Partido e repetiu que pretende usar um “lança chamas” no Ministério da Educação para tirar de lá as ideias de Paulo Freire, autor de teorias sobre o pensamento crítico nas escolas.

— Você pega um garoto chinês, japonês, israelense de 15 anos de idade, ele sabe balancear uma equação química, ele sabe de cor o livro de física de Isaac Newton, já sabe integral, derivada. O nosso só tem pensamento crítico, pra saber se vai ser homem ou mulher, essa é a grande decisão da vida dele — afirmou o candidato do PSL.

O presidenciável afirmou que já vem conversando com uma pessoa para eventualmente assumir o Ministério da Educação, mas disse que não pode revelar o nome porque “talvez seja do próprio MEC”. Bolsonaro deixou a Câmara sob escolta da Polícia Federal. Ele tem sido acompanhado por agentes desde o domingo. A PF oferece escolta a todos os candidatos à Presidência.

PALESTINA

Bolsonaro afirmou na entrevista que pretende fechar a Embaixada da Autoridade Palestina no Brasil. Ele reclamou da proximidade da embaixada com o Palácio do Planalto (menos de dois quilômetros de distância). Mas disse que não aceitaria a transferência porque como a Palestina não é reconhecida como nação pela Organização das Nações Unidas (ONU) não deveria ter embaixada. Atualmente, a Palestina é um estado observador não-membro da ONU.

— Essa embaixada palestina sairia dali. A palestina é país? Nada contra o povo palestino. Quando estive em Israel conversei com muitos palestinos, porque trabalham, ganham quatro vezes mais do lado de cá. Palestina não é um país — disse Bolsonaro.

Ao falar do tema, Bolsonaro ironizou discurso de Dilma na ONU quando ela defendeu negociação para evitar conflitos quando os Estados Unidos faziam ataques na Síria contra o Estado Islâmico. Afirmou que a embaixada da Palestina é a única que deseja fechar, mas disse que “daqui a pouco vai ter representante das Farc também”. Repetiu ainda sua intenção de mudar a embaixada brasileira em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém, seguindo o gesto da gestão de Donald Trump nos Estados Unidos. O país sionista é o primeiro que Bolsonaro pretende visitar caso seja eleito.

SEGURANÇA

O candidato do PSL afirmou que pretende retirar o status de ministério da pasta de Segurança Pública porque a medida tem se provado como inócua.

— Quando você não quer resolver uma coisa na Câmara, você cria uma comissão. Quando você não quer no Executivo, cria ministério — disse.

Ele voltou a defender seu projeto de “excludente de ilicitude” para que policiais não sejam nem processados por atos cometidos durante operações, ainda que a vítima seja uma inocente. Bolsonaro disse que se a proposta for aprovada não será mais nem necessário acionar com frequência as Forças Armadas por meio de ações de Garantia de Lei e Ordem. Defendeu ainda que cidadãos possam reagir diante de crimes contra o patrimônio em “legítima defesa”, sem punição.

— Se um cara entrar na tua casa e você der um tiro nele e pega na canela, você responde por tentativa de homicídio e ele por invasão a domicílio. Sua pena é maior que a dele — ponderou.

O candidato voltou a criticar a lei do feminicídio, mas defendeu rigor contra homens que agridem mulheres. Disse ser contra o ditado popular de que “em briga de marido e mulher não se mete a colher”.
— Acho que a melhor maneira de proteger a mulher é protegê-la de agressão. O cara agrediu, o bicho vai pegar pro lado dele. E pros machões aí, no presídio muitas vezes se deixa de ser machão lá dentro. É bom abrir o olho antes de fazer maldade com uma mulher— afirmou.

Bolsonaro lamentou que a Constituição tenha como cláusula pétrea a proibição da pena de trabalhos forçados.

— Não é usar chibata. É botar uma bola de ferro no pé dele e colocar para quebrar pedra e outros serviços. Pai de família faz, sem ser forçado, trabalhado muitas vezes em condições degradantes e um cara desse não pode fazer — afirmou.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Bolsonaro defendeu investimentos em ciência e tecnologia para que o Brasil produza itens com maior valor agregado. Destacou riquezas naturais como nióbio e grafeno e propôs incentivos para que a iniciativa privada desenvolva pesquisa no Brasil.

— Vamos estimular a iniciativa privada a explorar e ter parte do investimento para pesquisar aqui — disse o parlamentar.

O candidato do PSL afirmou que seu programa de governo deve estar pronto na próxima semana, quando será feito o registro de sua candidatura. Disse, porém, que deseja algo curto, com “umas duas páginas”, para evitar polêmicas em temas que ainda não estejam amadurecidos.

BANCADA DO PSL

Bolsonaro acredita que seu partido possa eleger cerca de 20 deputados, um terço deles vindo de São Paulo e Rio de Janeiro. Ele afirma que a campanha será feita basicamente nas redes sociais por ser a arma que possui. Ele chamou de “heróis” os parlamentares que foram para seu partido, mesmo com o pouco tempo de TV e a escassez de recursos dos fundos partidário e eleitoral. O candidato desejou “boa sorte” ao deputado Alberto Fraga (DEM-DF), coordenador da bancada da bala, que o abandonou para apoiar Geraldo Alckmin (PSDB) devido a uma aliança regional.

— O Fraga eu conheço desde 1982, fizemos curso juntos no Rio. Sobre o Fraga apoiar o Alckmin, ele sabe a proposta do Alckmin para a previdência da Polícia Militar, se acha que é uma boa proposta, boa sorte pra ele — afirmou.

O candidato afirmou que seu objetivo é “estar na final”. Ironizou o fato de Alckmin ter adotado uma bandeira sua, a de facilitar a posse de arma na zona rural, e criticou o tucano por já ter se reunido no passado com representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra.

Após já ter dito que abriria mão de uma reeleição, afirmou fazer isso no âmbito de uma reforma política. Se isso não ocorrer a busca por um novo mandato defenderia do seu “Ibope”. Ponderou que diante da situação do país dificilmente o próximo presidente, na sua visão, terá capital político para se reeleger.

Via O Globo

Artigos relacionados

Deixe um comentário