Bolsonaro convida deputados do Nordeste para reunião

Em um gesto para conquistar votos para Nova Previdência, Jair Bolsonaro convidou bancada nordestina para café da manhã

Os parlamentares da Bancada do Nordeste estão sendo convidados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para um café da manhã, na próxima quarta-feira, às 8h, no Palácio do Planalto. No encontro, o chefe do Executivo deve tratar de temas como a reforma da Previdência, Educação e os pleitos Região. Vale lembrar que a reunião acontece um dia antes da data em que está prevista uma visita de Bolsonaro a Pernambuco. Esta será a primeira agenda do gestor federal no Nordeste desde que foi eleito. Pernambuco conta com 25 parlamentares. 

A reunião com a bancada nordestina acontece 13 dias após encontro entre Bolsonaro e os governadores nordestinos – opositores ao governo do presidente, que, na ocasião, entregaram uma carta com pontos prioritários para o diálogo com o Governo Federal. A estratégia de pressionar os gestores estaduais por apoio à reforma da Previdência não surtiu o efeito esperado e o convite pode ser visto como um gesto direto aos congressistas. 

André de Paula, líder do PSD na Câmara Federal, ressaltou que o encontro é uma cobrança antiga do presidente da bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI). “O deputado Júlio Cesar tem a muito tempo cobrado do presidente Bolsonaro uma reunião com a bancada do Nordeste, que é uma bancada bem orgânica, tem sempre reuniões. Essa será a primeira em que o presidente vai participar”, disse. 

O deputado federal Danilo Cabral, por sua vez, acredita que esta é uma oportunidade para debater com o Governo Federal e conhecer “o que, de fato”, pensa o governo sobre o Nordeste. “Eu defendo que a gente participe da reunião. Temos que fazer oposição de forma colaborativa. Temos que escutar, saber o que vai se apresentado. Está prevista a apresentação de um plano de desevolvimento regional. É a primeira vez que a gente vai ouvir esse governo falar sobre a questão do Nordeste. Nós queremos que o Nordeste seja tratado com respeito”, disse. 

Líder do PSB na Câmara Federal, Tadeu Alencar defende a participação da bancada desde que a reunião resulte “em um desdobramento concentro”. Para ele, “é interessante” uma conversa com o presidente para trazer as questões que afetam o Nordeste. “Acho que isso tem que ser feito de modo coordenado. Nós temos a obrigação de defender os interesses do Nordeste e do nosso Estado”, ponderou. 

Para Sílvio Costa Filho (PRB), é preciso que o presidente construa uma pauta programática para a região. “É importante que ele (Bolsonaro) possa ouvir a bancada, que possa ampliar o diálogo com o Nordeste, que possa andar pela região. Mas, o mais importante, é que ele, de fato, possa apresentar uma agenda objetiva para a região. Uma agenda que dialogue com as necessidades da retomada das obras, de ampliar os programas sociais e de criar de forma permanente um canal com os parlamentares”, pontuou. Além disso, ele defende a participação de toda a bancada pernambucana. “(Assim) a gente mostra que Pernambuco está unido para ajudar o Estado”, completou.

Via FolhaPE

Artigos relacionados

Deixe um comentário