Bolsonaro contraria dados do Inpe e diz que ‘Amazônia não pega fogo’, veja vídeo

Presidente diz que 90% da floresta está preservada

Em uma reunião com investidores em Dubai, Jair Bolsonaro reclamou das críticas que o Brasil sofre por causa das queimadas na Amazônia. E afirmou que a floresta não pega fogo – mesmo desmentido por dados oficiais.

Nós queremos que os senhores conheçam o Brasil de fato. Uma viagem e um passeio pela Amazônia é algo fantástico, até para que os senhores vejam que a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo. Os ataques que o Brasil sofre quando se fala em Amazônia, não são justos. Lá, mais de 90% daquela área está preservada. Está exatamente igual quando foi descoberto no ano de 1.500”, disse o presidente.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão subordinado ao governo federal, desmentem o presidente e sustentam que há, sim, incêndios na Amazônia.

Este ano já foram 70.600 focos. Só em junho, foram registrados 2.305 focos, o maior número para o mês desde 2007. Além disso, a área de alertas de desmatamento na Amazônia Legal também bateu recorde mensal em cinco meses neste ano.

Em outubro, por exemplo, foram 877 quilômetros quadrados, a pior marca na série histórica do Inpe, que começou em 2015.

Veja vídeo:

Via G1

Artigos relacionados