Bloco Candeeiro Luminoso é impedido de desfilar em Floresta, PE

O Bloco Candeeiro Luminoso foi impedido de desfilar na noite deste sábado (6) em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O fato gerou muita polêmica entre a polícia e os foliões que ficaram indignados.

Leia abaixo a nota do presidente do bloco, Arimatéia Martins, na íntegra:

Gostaria de agradecer a todos os foliões que participaram do nosso arrastão ontem ao tempo em que pedimos desculpas pelo o constrangimento de não podermos desfilar pela avenida, quero dizer que respeito todas as autoridades competentes da cidade, porém que nós que fazemos a verdadeira alegria do carnaval de rua, deveríamos estar presente em todas as reuniões que se refira a organização do carnaval, desde do TAC “Termos de ajustamento de conduta” aos palcos na rua. Um bloco como nosso com sua tradição de 19 anos, não poderia ser barrado pela a policia como se fossemos um bando de desordeiros pelo simples fato de um atraso promovido por um motivo qualquer. As autoridades deveriam ser mais maleáveis e exercitar melhor o principio da equidade. Nós fazemos cultura e não arruaça. Chega de sermos menosprezados, no carnaval os blocos carnavalesco tem que ter voz e vez, e ser visto como a ação prioritária no carnaval. Tenho todo respeito e admiração à cultura do vaqueiro, e sou fã de Luís Gonzaga, mas dei-me licença pra falar, “cada macaco no seu galho’. Carnaval é frevo, samba, axé e pagode, forró a gente escuta o ano todo, os carnavalescos de Floresta estão a cada ano se acabando. Os blocos é uma ferramenta de resgate da cultura carnavalesca da cidade. Quem ousa tirar os blocos carnavalescos da ruas de Salvador, tirar as escolas de samba do Rio de Janeiro, O galo da madrugada em Recife, se isso acontecesse acabariam com o carnaval do Brasil, e em floresta não é diferente, o nosso carnaval teve seu brilho com o surgimentos do nosso Bloco e através de nós surgiram outras agremiações carnavalescas. O nosso carnaval trazia foliões dos quatro cantos da nossa região. Mas estamos de volta do jeito que começamos, com um pequeno grupo de amigos com um carro de som, se encontrando pra brincar o carnaval, mas podem ter certeza; que amanhã é outro dia, e o sol há de brilhar novamente.

Em resposta, o major e comandante da 1ª CIPM, André Luiz, disse que:

A respeito do suposto caso reportado, suposto, pois não recebemos nenhuma queixa formal, acreditamos tratar-se de um bloco que, por volta das 22h30m, na Av. Paulo Pessoa Guerra, com utilização de som automotivo, popularmente denominado “paredão”, cujo responsável não foi formalmente identificado, contrariando o acordado em Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, firmado previamente e conjuntamente entre MP, PMPE e representantes da Prefeitura de Floresta e organizadores do carnaval 2016, que limitava a utilização desses veículos até 30 minutos antes do início do evento principal organizado pelo governo municipal, que inicia às 20h. Sendo assim, apenas cumprimos o que nos cabia, dentro do que foi pactuado preteritamente, quanto à utilização da aparelhagem automotiva.

Leia o Termo de Ajustamento de Conduta na íntegra aqui.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Isso é uma falta de vergonha… Nunca vi algo assim parecido…. 20 hrs começava a festa no palco? Sendo assim, todos os blocos deveriam ser retidos, pois começaram entre 7 e 8 hrs… Atenção na bandidagem que é melhor PM…

Deixe um comentário