Bebês de 2 e 7 meses estão entre casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco, diz governo

Eles são dois dos 49 novos pacientes com coronavírus no estado, segundo o boletim divulgado nesta quarta (8). Outro bebê, de 1 mês, foi diagnosticado na sexta (3) e tem quadro estável.

Entre os 49 novos casos confirmados de Covid-19 em Pernambuco nesta quarta-feira (8), dois são bebês. As crianças têm 2 e 7 meses de idade, de acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo. “Estamos buscando outras informações sobre o estado de saúde deles”, disse.

Matéria relacionada: Pernambuco tem mais 12 mortes de pacientes com coronavírus e chega a 401 casos confirmados de Covid-19

Além deles, outro bebê, de 1 mês, que teve diagnóstico positivo para o novo coronavírus na sexta (3) tem quadro estável, segundo Longo. “A criança [de 1 mês] está no Imip [Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, no Centro do Recife] em isolamento, com quadro estável. A família aguarda a alta médica”, afirmou.

Sobre a infecção em crianças com até dois anos de idade, o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, declarou que são raros os casos graves em pacientes nessa faixa etária. “Isso tem sido observado em todos os países onde a epidemia chegou primeiro. As formas graves ou gravíssimas são raras nessa população”, contou.

Ainda assim, Correia chamou atenção sobre outros riscos. “Bebês nessa faixa etária de poucos meses de idade têm risco de terem outros vírus ao mesmo tempo, é um lembrete de que não podemos descuidar do acompanhamento de outras causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave entre crianças e bebês”, disse.

Leitos

Com relação aos leitos em Pernambuco, André Longo explicou que, antes da pandemia, o estado contava com 1.018 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Sistema Único de Saúde (SUS). Com a chegada do novo coronavírus, a rede pública estadual deve ter outros 400 leitos dessa modalidade implantados para atender casos suspeitos ou confirmados da doença Covid-19.

O número de leitos de enfermaria no estado é maior. “Temos registrados 9.997 leitos de enfermaria, divididos entre leitos próprios do estado e instituições filantrópicas e privadas que atendem ao SUS. Há, ainda, 7,5 mil leitos de menor complexidade que estão a cargo dos municípios”, contou Longo.

Novos leitos foram abertos na Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, no Recife — Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação
Novos leitos foram abertos na Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, no Recife — Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR/Divulgação

Com a chegada da pandemia, o estado espera criar, pelo menos, 600 outros leitos de enfermaria. Até esta quarta (8), 118 leitos de UTI e 230 de enfermaria foram montados pelo governo do estado.

No Recife, havia 20 leitos de UTI antes da pandemia. “Agora passamos a ter 41 leitos desse tipo, sendo 31 exclusivos para pacientes com Covid-19 e outros 10 para UTI neonatal”, afirmou o secretário Jailson Correia. Ao todo, a capital pernambucana conta com 148 leitos, sendo 34 com respiradores. Há, ainda, previsão de abertura de sete hospitais de campanha na cidade.

As previsões de abertura de novos leitos, no entanto, variam de acordo com a compra de novos equipamentos e com a adoção das medidas de isolamento social pela população, segundo André Longo.

“É muito difícil fazer qualquer previsão de amplitude necessária, quando a gente precisa trabalhar com um planejamento que vai depender muito do comportamento social. As medidas de isolamento social para a atenuação da curva epidêmica são fundamentais nesse planejamento”, afirmou.

Prevenção em unidades prisionais

No Presídio Desembargador Augusto Duque (PDAD), em Pesqueira, no Agreste do estado, há 29 detentos isolados. “A gente tem uma preocupação com essa população que está confinada e, em Pesqueira, eles estão isolados na própria unidade”, disse o secretário André Longo. Até esta quarta (8), não há confirmação de casos do novo coronavírus nas unidades prisionais de Pernambuco.

Outros três pacientes de outras unidades prisionais chegaram a ser transferidos para unidades de saúde, mas todos foram liberados e testaram negativo para Covid-19. “Essas pessoas que apresentam sintomas são acompanhadas diariamente pelas equipes de saúde prisional que fazem parte da atenção primária”, afirmou Longo.

Via G1 Pernambuco

Artigos relacionados

Deixe um comentário