BC mostra preocupação com a crise política e indica cortes menores nos juros

O Banco Central cortou os juros em 1 ponto percentual nesta quarta-feira, em linha com o esperado pela maior parte dos economistas. Mas o agravamento da crise política levou o BC a indicar que as próximas reduções serão menores.

“Em função do cenário básico e do atual balanço de riscos, o Copom entende que uma redução moderada do ritmo de flexibilização monetária em relação ao ritmo adotado hoje deve se mostrar adequada em sua próxima reunião”, disse o banco no comunicado, sugerindo que o próximo corte será de 0,75 ponto percentual, o que levaria a Selic a 9,5%.

O BC entende que a incerteza política coloca em risco a agenda de votações de reformas, e isso pode afetar a inflação de várias formas. A primeira, pelo impacto no dólar, que tende a se fortalecer em relação ao real. O risco-país também deve ficar maior, e isso quer dizer que o próprio mercado financeiro irá cobrar juros mais altos do governo para rolar a dívida pública. Além disso, a economia terá menos competitividade, o que significa menor capacidade de crescer sem gerar inflação.

Com a redução de 1 ponto, hoje, a Selic encerrará o primeiro semestre em 10,25%, uma taxa absurdamente alta para um país que enfrenta oito trimestres seguidos de recessão. A paralisia nas reformas pode fazer com que o ciclo de cortes de juros seja menor do que o esperado e isso é ameaça para as projeções de crescimento do PIB, em torno de 2,5% no ano que vem.

Via O Globo

Artigos relacionados

Deixe um comentário