Barragem se rompe e atinge três cidades em Pernambuco

A barragem Guilherme Pontes, localizada no sítio Estivas, na zona rural do município de Sairé (PE), região Agreste do estado, se rompeu por volta das 16h de hoje ao receber grande volume de água da chuva, que vem ocorrendo na região desde a madrugada. A estrutura fazia represamento do curso do rio Sirinhaém, que teve o volume aumentado com as chuvas. Após o rompimento da barragem, a água invadiu parte de Sairé, além de parte dos municípios de Barra de Guabiraba (PE) e Cortês (PE), que estão localizados no fluxo do rio.

As Defesas Civis dos municípios ainda contabilizam o número de pessoas que estão sendo retiradas das áreas ribeirinhas. Não há informações sobre feridos ou vítimas fatais atingidas pelo alagamento. Os municípios de Gameleira (PE) e Ribeirão (PE), na Zona da Mata do estado, onde o rio Sirinhaém passa, estão em alerta.

O governo de Pernambuco informou que a barragem é particular e não foi cadastrada pelo empreendedor. O reservatório foi construído em terra com cerca de 8 metros de altura, 120 metros de comprimento e acumulação de 350 mil metros cúbicos de água. Segundo a prefeitura de Sairé, a barragem tinha 20 anos de construção.

A APAC (Agência Pernambucana de Águas e Clima) informou que Sairé registrou um volume acumulado de chuvas de 112 mm nas últimas 48 horas, correspondente a 100% do volume total esperado para o mês de junho. A previsão do tempo para a região Agreste amanhã é de “tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da tarde e noite com intensidade fraca a moderada”, informa.

O prefeito de Sairé, Fernando Pergentino, gravou um vídeo em um trecho do transbordo do rio Sirinhaém e afirmou que nunca viu volume de água no manancial. “Devido à quantidade de chuva ela [a barragem] sangrou por cima do paredão, mas teve o rompimento com o volume muito grande. Essa quantidade de água nunca foi vista em Sairé”, relata o prefeito.

Pergentino disse ainda que “a prefeitura tem tomado precauções para alertar os moradores ribeirinhos e também alerta as cidades vizinhas de Barra de Guabiraba”, onde o grande volume de água deve chegar.

Moradores relataram que as estradas da zona rural estão danificadas, principalmente a do sítio Tabocas. “Estamos sem ter como sair numa emergência, pois as chuvas muito fortes acabaram as estradas. Aqui no sítio Tabocas estamos todos apreensivos, aguardando uma posição da prefeitura”, disse a agricultora Maria Fernanda da Silva.

Pela manhã, a prefeitura de Barra de Guabiraba já estava em alerta para o possível rompimento da barragem. Em uma publicação nas redes sociais, a prefeitura afirmou que a Defesa Civil estava em alerta pelo volume de chuva ocorrido em Barra de Guabiraba, mas que a “há informações de risco de rompimento de barragem em outro município, que pode vir a agravar a nossa situação”.

“A Defesa Civil solicita aos moradores das áreas ribeirinhas que retirem seus pertences de suas residências, e sigam para a casa de parentes ou amigos, em áreas afastadas do rio. Após rompimentos de barragem o município de Sairé, a situação pode se agravar”, informou a prefeitura de Barra de Guabiraba.

A prefeitura de Cortês também usou as redes sociais para alertar os moradores sobre a enchente do rio Sirinhaém poderia atingir o município, após o rompimento da barragem em Sairé. “Pedimos a toda população que fiquem em estado de alerta devido as fortes chuvas que caíram nas últimas 24h. Houve um rompimento de uma barragem no município de Sairé e um grande volume de água e lama está descendo no rio Sirinhaém e chegará em nosso município no início da noite”, alertou.

A Defesa Civil de Pernambuco informou que está monitorando “todos os municípios que foram atingidos com os maiores volumes de chuvas nas últimas 24 horas.” “Na central de atendimento, houve o registro de alagamentos em diversas cidades do Agreste e Zona da Mata, sendo que no município de Rio Formoso foram registrados 10 deslizamentos de barreiras e oito famílias desalojadas, nos demais municípios, até o momento, não houve o registro de vítimas.”

O governo de Pernambuco informou que equipes técnicas visitarão amanhã os principais municípios atingidos com os Grupos de Apoio a Desastres para verificar in loco a situação de cada um e orientar as Defesas Civis Municipais “na atuação de recuperação e resposta aos danos causados pelas chuvas”.

Via UOL

Artigos relacionados

Deixe um comentário